Aberto prazo para vereadores acusados de “farra de diárias” apresentarem defesas

A Justiça de Dianópolis abriu o prazo para que os vereadores acusados de participação em “farra de diárias” apresentem suas alegações finais.

Vereadores são de Dianópolis
Descrição: Vereadores são de Dianópolis Crédito: Lourenço Bonifácio

O prazo para os vereadores de Dianópolis apresentarem suas defesas no processo em que eles são acusados de uso indevido de diárias já começou. No último dia 6, após a audiência, abriu-se o prazo para o Ministério Público Estadual, que já saiu intimado, apresentar suas alegações. Para os réus, o prazo começou dia 8, data que  o vereador e prefeito eleito, Regis Melo (PSC) foi intimado. A informação foi repassada pela advogada de Melo, Emilleny Lazaro.



De acordo com as informações, nos dias 5 e 6 todos os acusados e as testemunhas de defesa e acusação foram ouvidas, restando agora apenas as alegações finais. “Falta apenas as alegações que é a parte final do processo antes do julgamento. Nessa fase, cada réu tem cinco dias para apresentar a defesa após ser intimado”, informou.



Julgamento

O julgamento dos nove vereadores de Dianópolis, todos acusados de desvio de dinheiro público por meio de recebimento ilícito de diárias, teve início no dia 20 de setembro deste ano, mas foi suspenso pela justiça. Na época, segundo as informações, o julgamento foi suspenso porque o juiz responsável teve que vir à Palmas atender uma convocação do Tribunal de Justiça.



No primeiro dia de julgamento, segundo informado, foram ouvidas apenas duas testemunhas de acusação. “O julgamento começou às 9 horas e foi até às 16 horas, mas foram ouvidas apenas duas testemunhas porque os advogados entraram com vários requerimentos, depois o julgamento foi suspenso porque o juiz teve que ir à Palmas atender uma convocação do Tribunal de Justiça”, informou na época o promotor responsável pelo caso, Luiz Francisco.
 


O julgamento foi retomado nos dias 5 e 6 deste mês quando todas as testemunhas e asusados foram ouvidos.
 


Entenda

Todos os vereadores de Dianópolis foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE) por desvio de dinheiro público por meio do uso ilícito de diárias. Além dos nove vereadores, também serão julgados pela prática do mesmo crime, as servidoras Keysila Monteiro Freire Rodrigues e Adriana Reis Silva e Sousa.



Acusados

São réus no processo que ficou conhecido como a “Farra das diárias” os vereadores Osvaldo Baratins (PMDB), presidente da Câmara, o vereador e ex-presidente da Casa e agora prefeito eleito, Regis Melo (PSC), e os vereadores Rafael Campos Almeida (PSD), Ferdinando Carvalho Bonfim (PV),  Elaci Silva (PT), Carlos Sergio Rodrigues (PSD), Carlos Guilherme Gonçalves Quidute (PRB), Hagahus Neto (PSD) e a vereadora Luciana Lopes Alves (PR), além das servidoras administrativas Keysila Monteiro Freire Rodrigues e Adriana Reis Silva e Sousa.

Comentários (0)