Adir Gentil explica exonerações em Palmas e confirma aproximação de Amastha com Kátia

Adir Gentil afirmou que não pode cooptar com velhas práticas políticas, comentou a exoneração de funcionários indicados por Ataídes e confirmou uma aproximação de Amastha com Kátia Abreu

Subprefeito e coordenador político, Adir Gentil
Descrição: Subprefeito e coordenador político, Adir Gentil Crédito: Câmara de Palmas

Em entrevista exclusiva ao Portal T1 Notícias na manhã desta quinta-feira, 17, o subprefeito da região Sul de Palmas, Adir Gentil, comentou o rompimento do prefeito Carlos Amastha com o senador Ataídes Oliveira, após seis prefeitos do PSB se dizerem insatisfeitos, deixarem a sigla e se filiarem ao PSDB. A atitude de Ataídes não foi vista com bons olhos por Adir, que também é um grande articulador político do prefeito, e nem por Amastha, que logo em um encontro do PSDB em Palmas anunciou o rompimento com o senador.

 

“Um dos compromissos mais importantes da trajetória do prefeito Amastha é romper com as velhas práticas políticas, e cooptar aliados do prefeito configura uma velha prática política, não é uma prática normal, nem moderna, nem mesmo avançada. Então, é lógico que neste momento rompemos, mas, politicamente o PSDB é muito maior que as pessoas que transitam nele. Mais à frente poderemos estar juntos de novo porque a eleição vai ter um componente nacional e estadual, e temos a vice-prefeita (Cintia Ribeiro) que é do PSDB, que nós respeitamos e que ela também não concorda com esse tipo de prática. Vamos manter o excelente relacionamento que nós temos com ela, tanto pela importância do bem da cidade quanto pela convivência harmônica que temos com ela”, avaliou o gestor.

 

Aproximação com Kátia Abreu e deputados federais

Questionado sobre a aproximação e o diálogo que Amastha vem mantendo com Kátia Abreu (PMDB), Adir explicou que a senadora tem sempre se colocado à disposição de Palmas, o que justifica ter uma aproximação com quem quer cooperar com a gestão. “Nós sempre tivemos dentro do nosso eixo do partido uma proximidade. Em outra ocasião não conseguimos nos compor para uma eleição, mas agora estamos conversando de novo porque é uma senadora que em todas as suas falas, em todos os momentos que conversamos, ela tem se colocado a disposição da cidade de Palmas. Então, é lógico que é uma senadora que temos que nos aproximar. Se tivéssemos um deputado federal que tivesse a mesma boa vontade, estaríamos próximos também”, revelou.

 

Adir também comentou a dificuldade de aproximação entre o executivo municipal e a bancada tocantinense na Câmara Federal e declarou ainda como inimigo da cidade o deputado Carlos Gaguim. “Estive em Brasília semana passada e o que vi foi um deputado retaliando Palmas e retaliando o prefeito. Esse deputado eu posso procurar a ajuda dele para a cidade, se ele tem uma pré-disposição contra o prefeito? Esse eu coloco na minha lista como um deputado contra a cidade. Fui lá pedir recursos para Palmas e não me senti muito à vontade”, contou.

 

Exonerações de indicados por Ataídes

O rompimento de Amastha com o PSDB estadual refletiu na exoneração, nesta terça-feira, 15, via Diário Oficial do Município, de Wesley Fraga do cargo de secretário municipal de Habitação e da secretária Executiva de Desenvolvimento Social, Virgínia Fragoso, cunhada do senador Ataídes. Para o subprefeito, o ato é natural e pode ser que haja mais exonerações de comissionados.

 

“Essas eram indicações pessoais e partidárias de Ataídes e do grupo que segue dentro do PSDB. O que ele fez, nós não concordamos. Não achamos isso uma boa pratica política, é uma prática velha e antidemocrática. Agora estamos avaliando quem se sente à vontade com o atual governo e quem não se sente, quem nós acharmos que não comunga com nossos ideais, aí é natural que exista exoneração nesse caso. Para cargos de indicação isso é completamente natural”, explicou Adir.

 

Alianças partidárias

Durante a entrevista, o subprefeito confessou que o deputado estadual Zé Geraldo (PTB) é uma boa indicação e gostaria que ele fizesse parte do governo, e declarou ainda alguns partidos para possíveis alianças. “O deputado Zé Geraldo é uma indicação do PTB, e queríamos muito ele no governo. Procuramos ele também pela figura do próprio Zé Geraldo e o que ele representa. Há ainda outros partidos que estão muito afinados conosco que são, além do PTB, o PCdoB e PSL”, pontuou.

 

Pré-campanha

Gentil não garante que Amastha será candidato ao Paço Estadual em 2018, apesar de haver um clamor do partido e, segundo ele, da sociedade, e revelou que este ano o prefeito não quer falar sobre as próximas eleições. “Nós estamos sempre destacando que nossa preocupação esse ano é administrar Palmas. É lógico que o partido PSB tem uma de suas lideranças e dentro do partido e fora dele, existem pessoas fazendo apelo para ele ser candidato, mas nesse momento não queremos falar sobre candidatura”.

 

Embora Amastha tenha cumprido recentemente agenda de visitas a cidades do Tocantins, Gentil explicou que não se trata de pré-campanha, mas sim de uma demanda de outros municípios que apresentaram a curiosidade de conhecer as práticas usadas na Capital, que tem dado certo. “Nessa administração nós decidimos, por uma demanda que aconteceu naturalmente, que nós faríamos vários intercâmbios administrativos e que essa maneira do prefeito administrar e as práticas que estão dando resultado, a gente faria intercâmbio nos municípios de outros estados e do Tocantins, também, para apresentar a outros gestores. Sábado e domingo o prefeito visitará Gurupi e Alvorada. Uns vem ver o Resolve Palmas, outros vem ver o asfalto que estamos usando, e outros ainda vem conhecer o modelo implantado na nossa educação”, acrescentou.

Comentários (0)