Andrino aciona Cinthia por divulgação de pesquisa: defesa da prefeita não foi citada

O advogado da coligação “Palmas só Melhora” da prefeita Cinthia, Solano Donato, disse ao T1 no domingo, 27, que vai comentar sobre o assunto depois que for citado, “se for o caso”, resumiu ele

Candidato a prefeito de Palmas, Tiago Andrino (PSB).
Descrição: Candidato a prefeito de Palmas, Tiago Andrino (PSB). Crédito: Reprodução

A coligação “A retomada pra uma Palmas melhor de novo”, que tem como candidato a prefeito Tiago Amastha Andrino (PSB), entrou com representação na Justiça contra a prefeita e candidata à reeleição Cinthia Ribeiro (PSDB), alegando que a gestora da Capital violou a legislação ao divulgar propaganda eleitoral considerada irregular em suas redes sociais.

 

A ação com pedido de liminar foi proposta neste domingo, 27, por intermédio do advogado Leandro Manzano. “Já acionamos o Poder Judiciário, isso com a finalidade de demonstrar a evidente violação da legislação, concernente à menção de dados obrigatórios na divulgação de pesquisas, tais como, período de coleta de dados, nome do instituto, etc,  uma vez que a finalidade do dispositivo legal é justamente conferir ao eleitor a clareza necessária para que não incorra em erro e falsa percepção do resultado”, sustentou o advogado.

 

A propaganda refere-se à pesquisa eleitoral em que a candidata tucana apresenta ao eleitorado de Palmas o resultado da pesquisa veiculada pela Revista ISTOÉ, com os seguintes dizeres: “Levantamento da revista ISTOÉ revela: Cinthia já lidera em todas as pesquisas!”, com a seguinte frase: ”Já começamos na frente, hein! Olha aí a pesquisa da revista ISTOÉ. Vambora, meu povo! Palmas só melhora! No dia 15 de novembro vamos de 45”.

 

Na referida pesquisa eleitoral, de acordo com advogado, não houve atendimento aos preceitos básicos descritos no artigo 10 da Resolução TSE nº 23.600/2019. Manzano argumenta que a pesquisa não cita o período de realização da coleta de dados, a margem de erro, o nível de confiança, o número de entrevistas, o nome da entidade ou da empresa que a realizou e o número de registro da pesquisa.

 

Outro lado

 

O advogado da coligação “Palmas só Melhora”, da prefeita Cinthia, Solano Donato, disse ao T1 no domingo, 27, à noite, que vai comentar sobre o assunto depois que for citado, “se for o caso”, resumiu ele.

Comentários (0)