Após dizer que é favor da pedofilia, Lúcio Campelo diz que errou e pede desculpas

Lúcio Campelo diz estar preparado para enfrentar as consequências: "o preço que tiver que pagar eu estarei pronto para absolver qualquer tipo de crítica e punição"

Vereador se desculpa na tribuna da Câmara de Palmas
Descrição: Vereador se desculpa na tribuna da Câmara de Palmas Crédito: Divulgação

Na sessão realizada na manhã desta quinta-feira, 22, na Câmara de Palmas, o vereador Lúcio Campelo admitiu, em discurso na tribuna da Casa, ser o autor da fala polêmica que viralizou nas redes sociais na noite de ontem, 21, na qual ele afirma: “pois eu sou é favor da pedofilia”. A fala foi dita durante uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça, realizada na última terça-feira, 20, no plenário da Câmara Municipal de Palmas. No momento em que os parlamentares votavam a instituição da Semana de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Palmas, projeto de autoria da vereadora Vanda Monteiro, com relatoria do vereador Diogo Fernandes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Hoje eu venho a essa tribuna porque ontem à noite tomei conhecimento, nas redes sociais, de uma fala nossa, sobre o projeto que cria a semana de combate à pedofilia. Naquele momento eu fiz uma fala antecipada e errada, e essa fala me trouxe uma carga e um desgaste, e o mundo desabou na cabeça do vereador Lúcio Campelo em função de uma fala errada. Eu esqueci de colocar que aprovava um projeto do colega e quero aqui assumir o erro que cometi e pedir desculpas à sociedade palmense e a vocês que convivem comigo aqui no dia a dia da Câmara Municipal e tem meu respeito”, disse o vereador.

 

Lúcio Campelo continua sua justificativa e diz estar preparado para enfrentar as consequências. "Mas o preço a pagar por esse erro será a guilhotina, pois cometi um erro e assumi? Qual que é o preço disso? Qual é a contribuição, de um vereador da mais nova Capital do Brasil cometer um erro, uma gafe, e vir a público pedir desculpa? Com respeito aos demais pares, eu fui o único vereador que fiz uma nota de repúdio contra a decisão do ministro Roberto Barroso, quando ele tomou a decisão monocrática de suspender os efeitos da lei de ideologia de gênero no município de Palmas, aprovada por este parlamento. Então eu tenho a consciência tranquila, de dever cumprido, e meu caráter me faz reconhecer e ser humilde o suficiente para assumir que eu cometi um erro e que estou pedindo desculpas. E o preço que tiver que pagar eu estarei pronto para absolver qualquer tipo de crítica e punição. Isso faz parte da vida pública e nós temos que estar aqui preparados para errar e acertar", pontuou Campelo.

 

Vereadores saem em defesa de Campelo

 

Logo após as declarações do parlamentar, o vereador Rogério Freitas se pronunciou sobre a fala de Lúcio Campelo. “Vossa excelência disse que cometeu um erro. A fala de vossa excelência não foi reproduzida aqui nos microfones do parlamento, porque os vereadores que aqui estavam não ouviram, mas no YouTube capta-se com muito mais precisão a fala. E eu sei que aquilo foi uma besteira. E aqui está a prova de que vossa excelência não errou, porque votou favorável ao projeto. Nós conhecemos vossa excelência. Tem coisas que me irritam: eu não conheço vossa excelência só de parlamento não. Nossas famílias passam férias juntas, minha filha abraça e ora por vossa excelência, e o respeita como tio, e não tem nada nesses seis anos que convivo com o senhor que desabone vossa conduta”, defendeu Freitas.

 

O vereador Filipão também saiu em defesa de Lúcio Campelo. “Vereador Lúcio, na verdade suas palavras mostram o arrependimento de uma brincadeira. Tenho certeza que o senhor não é favor de nada que seja errado e está apenas se desculpando porque fez uma brincadeira de mau gosto. Vossa excelência é conhecido como uma pessoa que preserva a família, conheço sua casa, o senhor é um homem de família e um pai para a sociedade do Aureny III. O senhor sempre vai ser atacado, como nós aqui fomos quando bebemos um chá da Herbalife e disseram que era cerveja. Isso tem sido rotineiro e tem incomodado a nossa classe, porque é uma perseguição. Parabéns pela humildade de pedir desculpa e conte com meu apoio”.

 

O vereador Filipe Martins também saiu em defesa de Campelo. “O momento é turbulento em nível do Tocantins e do país, quando temos operações em 22 estados contra a pedofilia. Foi um momento ruim, um lapso de brincadeira, errado, a hora errada, no momento errado. Eu conheço o senhor e tomo a bênção do senhor todos os dias aqui pela manhã. Vossa excelência tem um carinho muito especial pelo meu filho e ele por você, um homem de família, honrado. Mas nós somos políticos, e a partir do momento que a gente entra no parlamento, nós viramos vidraça. Captados por áudios e a imprensa coloca todos envolvidos, mas muitos nem estavam na sessão. Colocou como a Câmara não se pronunciou. O papel da mídia, que é muito informativa bons profissionais que são, mas também conseguem colocar em cheque o caráter do senhor, como eles quiseram colocar. Mas nós aqui conhecemos a idoneidade de vossa excelência e estou junto com o senhor, sou presidente do Conselho de Ética e estamos lá para receber qualquer denúncia que chegar, nós sabemos que vai ocorrer, e acarear. Não vamos fugir das nossas responsabilidades, como o senhor mesmo colocou aqui”.

 

Lúcio Campelo também recebeu também o apoio do vereador Milton Néris. “Vereador Lúcio, primeiro quero dizer da admiração que tenho por vossa pessoa, pela sua família. Já estamos no terceiro mandato e sou testemunha da sua luta e do seu enfrentamento contra pedófilos, criminosos, injustiças, contra aquilo que venha prejudicar a nossa cidade. Tenho vivenciado o quanto vossa excelência ama as nossas crianças, defende a integridade física e moral das nossas crianças, o quanto luta por mais creches e mais escolas. Esse parlamento tem um histórico em defesa da família, diferentes de muitos por esse Brasil afora. Essa matéria tem destino certo, foi feita com maldade, com a intenção de colocar vossa excelência como malandro. Foi maldade do veículo de comunicação e da pessoa que escreveu e que lhe conhece, sabe que foi uma brincadeira de mau gosto”.

 

A vereadora Laudecy Coimbra criticou a “brincadeira” do vereador, mas defendeu Campelo. “Vereador Lúcio, a gente tem que admitir que, mesmo sabendo que foi uma brincadeira, que o senhor admitiu e pediu perdão, na verdade é um assunto que nem se deveria brincar, mas vossa excelência é um brincalhão, nós sabemos. Estou falando isso aqui porque sou mãe de três filhos e avó de uma criança e a pedofilia é um dos atos mais repugnantes, abomináveis e inadmissíveis. A gente, como uma vidraça, tem que ter muito cuidado com o que falamos, porque na verdade o que ficou foi o áudio. As pessoas não lhe conhecem. Eu estou avalizando a sua conduta porque lhe conheço, conheço sua família. Mas a prova está que vossa excelência votou a favor do projeto. Mas a brincadeira foi infeliz e de mau gosto e não deveria ter sido feita. Mas eu quero aqui dizer que conheço o senhor e a sua conduta e entregaria meus filhos em suas mãos. Que isso sirva de exemplo para todos nós, para termos cuidado e zelo com o que falamos e com o que fazemos”.   

 

Tiago Andrino afirma: "nunca vou me calar"

 

Divergindo dos discursos, o vereador Tiago Andrino disse que se tivesse ouvido a fala do colega na sessão de terça teria o questionado na hora, reconheceu o ato de Lúcio Campelo em admitir o erro, mas destacou que a Casa precisa trabalhar intensamente no combate à pedofilia. “Acho que talvez hoje é um dos dias mais triste da Câmara. Sei que foi uma infelicidade e valorizo o reconhecimento disso, porque tira de nós um peso. Porque quando vossa excelência diz que foi responsável por um erro e explica o que aconteceu, alivia uma pressão que não cabe na Câmara. Quero dizer que sou totalmente contra a pedofilia. Recebi ligações ontem à noite e hoje, me perguntando porque me calei: eu quero dizer que eu não ouvi! Se tivesse ouvido teria questionado e o vereador Lúcio teria se retratado na hora. Agora, o que quero dizer é que a resposta que temos que dar não é corporativa. A resposta é uma luta implacável contra a pedofilia. Aprovamos um projeto aqui, votado por todos, na Semana da Pedofilia, e a Câmara precisa lutar contra a pedofilia. Sei que o vereador se arrependeu do que falou, mas quero dizer a todos que me questionaram que sou totalmente contra a pedofilia. Desde que entrei nessa Câmara não me calei, nunca vou me calar, e tenho certeza que esse tipo de brincadeira vai servir de exemplo para que nunca mais a gente, aqui na Casa de Leis, fale desse tema de forma indevida. O parabenizo pelo senhor ter tirado de nós esse peso que machucava desde ontem toda a Câmara de Vereadores”.

Comentários (0)