Palmas, Tocantins -
Rodovia TO-0500
532 visualizações

Após pedido de Kátia, ministro Tarcísio irá a Gurupi tratar sobre a Transbananal

Marcada para outubro, diligência será realizada no âmbito da Comissão de Infraestrutura do Senado
- Atualizada em
Kátia Abreu e Tarcísio Gomes Divulgação

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) se reuniu nesta quarta-feira (4) com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que confirmou sua presença na audiência a ser realizada na cidade de Gurupi. A diligência, proposta pela parlamentar, vai discutir a construção da rodovia TO-0500, a travessia da Ilha do Bananal.



Prevista para outubro, a audiência será realizada no âmbito da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado e conta com apoio dos governadores dos dois estados cortados pela TO-0500, Mauro Carlesse, do Tocantins, e Mauro Mendes, do Mato Grosso.



Os presidentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também deverão comparecer. Ao lado do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, a senadora também mobilizará as assembleias estaduais do Tocantins e do Mato Grosso e os demais prefeitos da região, além dos indígenas que vivem ali.



A construção da rodovia, chamada de Transbananal, é considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola do Tocantins e do centro do Brasil. O trecho tem 90 km e corta a Ilha do Bananal de Formoso do Araguaia (TO) a São Félix (MT).



“A construção da Transbananal tem sido discutida há anos e é de extrema importância para os dois estados porque vai criar oportunidades de alavancar o desenvolvimento de toda a região atingida pela obra”, disse a senadora. “Agradeço ao ministro Tarcísio pelo apoio nesta importante discussão que teremos em Gurupi”, completou.