Após prefeito eleito não assumir, TRE marca para dezembro novas eleições em Itacajá

Manuel de Sousa (PSDB) eleito prefeito não assumiu o cargo por ter o registro eleitoral indeferido. O psdbista teve as contas, de mandato anterior, julgadas irregulares pelo TCE/TO

Município de Itacajá
Descrição: Município de Itacajá Crédito: Da Web

No dia 3 de dezembro deste ano, acontece eleição suplementar para a escolha de prefeito e vice-prefeito do município de Itacajá. As instruções para a eleição suplementar foram aprovadas pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), na manhã desta segunda-feira, 16, e estão na Resolução nº 387/2017, de 10 deste mês.

 

A Resolução contém o calendário eleitoral para o pleito e fixa as datas para a realização de convenções, propaganda política, registro de candidatura, nomeação dos membros da Junta Eleitoral, entre outros.

 

Segundo o TRE-TO, a partir da próxima terça-feira, 24, será permitida a realização de convenções destinadas para deliberar sobre coligações para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito.

 

Ainda de acordo com o TRE-TO, o último dia do prazo para o Juiz Eleitoral divulgar o resultado da eleição e proclamar os candidatos eleito será no dia 9 de dezembro e para a diplomação dos candidatos eleitos, no dia 28 de dezembro.

 

Entenda

 

A eleição suplementar em Itacajá ocorre em virtude de decisão proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mantendo o indeferimento do registro de candidatura de Manoel de Souza Pinheiro (PSDB) ao cargo de prefeito, nas eleições de 2016.

 

Manuel de Sousa não chegou a tomar posse como prefeito, no dia primeiro de janeiro, já que teve o registro eleitoral indeferido, visto que as contas do mandato passado foram rejeitadas por incoerências orçamentárias e financeiras pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO).

 

Desde janeiro, quem está à frente da Prefeitura de Itacajá, é o presidente da Câmara Municipal, o vereador Wesley Clayton Barros (PSD).

 

Comentários (0)