Após repercussões, Ronaldo Dimas quer base partidária e diz que reações não intimidam

Ao T1, o prefeito de Araguaína informou que deve apostar em investimentos em infraestrutura e indústria, sem esquecer dos 139 municípios; Dimas alegou surpresa pelo amplo apoio que tem recebido

Prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas
Descrição: Prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas Crédito: T1 Notícias

Partindo da ideia de que com uma boa equipe é fácil administrar o Estado, Ronaldo Dimas (PR) falou ao T1 Notícias na manhã desta quinta-feira, 7, em Palmas, que o Estado precisa ser destravado e os recursos podem ser melhor aplicados. Dimas, que já é o pré-candidato oficial do PR ao governo do Tocantins, definiu a atração de novos investimentos e uma atenção voltada aos municípios como peça-chave de um eventual plano de governo.

 

“Se você coloca pessoas capazes, eficientes, à frente das pastas, e que tem a vontade e o desejo de fazer a coisa acontecer, e estão imbuídas num propósito, a coisa fica mais fácil de acontecer. Destravar o Estado é uma coisa extremamente importante. As coisas tem que andar. Assim que vejo gestão: você tem que estar com pessoas comprometidas, capacitadas, nos lugares certos”, avaliou.

 

Segundo o gestor, a estratégia é usar programas adotados na gestão de Araguaína como vitrine. Em seu segundo mandato à frente da prefeitura do maior município da região Norte, o trabalho trouxe efeitos positivos em forma de apoio. “O trabalho em Araguaína e minhas experiências anteriores já são muito bem reconhecidos. Em quase cinco anos de mandato saímos de uma cidade problema para ser referência em várias áreas”, contou Dimas.

 

Dimas diz que fará uma nova forma de gestão e investimentos em indústria e infraestrutura, que possibilitem trazer novos investidores para o Tocantins. “Vou levar uma forma nova de administrar o Estado. Tem que ter recursos para investir. Essa é minha lógica. No mínimo R$ 200 milhões/ano serão investidos diretamente nos municípios, naquilo que os prefeitos e nós acharmos que é prioridade no desenvolvimento. Eu penso as soluções a partir de recursos e o orçamento tem que ser trabalhado assim. Uma parte deste orçamento já tem que reservar e o restante adequar para custeio da folha. Não podemos ficar só esperando financiamento para solucionar os problemas, porque a gente cria outro problema, que é o endividamento do Estado. O equilíbrio deve haver entre investimento e o custeio da folha”, sugeriu.  

 

De olho no Palácio Araguaia, o prefeito avaliou que muito mais precisa e pode ser feito no Estado e que os municípios precisam de uma atenção maior por parte do governo. “Os municípios do Estado estão muito carentes de investimento, principalmente os polos regionais, que precisam de um olhar com muito mais critério do Estado, no sentido de tornar esses polos realmente competitivos, não somente dentro do Estado, mas também fora, como é o caso de Gurupi, Dianópolis, Araguatins, Augustinópolis. Na região central as cidades circunvizinhas como Porto Nacional, Paraíso, são cidades que tem que ter o olhar diferente para que o Estado tenha um desenvolvimento equilibrado e as coisas não aconteçam só na Capital. Deve-se investir parte dos recursos do orçamento estadual no desenvolvimento de todos os municípios”, ponderou Dimas.  

 

Disputa acirrada

 

Confiante no apoio que tem recebido e na reação que causou em alguns pré-candidatos após a confirmação de seu interesse na corrida ao Palácio, o gestor garantiu que os adversários políticos não o intimidam. “Tenho respeito por todos os pré-candidatos. Muitos são parceiros do município que administro agora. Em Araguaína estamos inaugurando o Centro de Recuperação de Dependentes Químicos, que é o primeiro do Estado, que foi construído com contrapartida do município e verba destinada pela senadora Kátia Abreu. Ela é parceira do município. Com o governo do Estado, da mesma forma. Com o Amastha eu tenho uma convivência amistosa de prefeitos. Não vou buscar nesse momento sair criticando os feitos de cada um. Respeito todos eles, mas não os vejo como um problema, até porque acho que após o lançamento da candidatura a preocupação veio por parte de alguns, porque imagino que vamos conseguir um apoio muito forte, o que é o que já está acontecendo”, disse o prefeito.

 

Apoio e alianças

 

Animado, Dimas confirmou que tem recebido apoio de todos os cantos do Estado. “Tenho recebido muitas ligações me dizendo: ‘agora sim nós temos um candidato. Agora eu tenho em quem confiar!’. Então isso tem sido importante e me fortalece bastante”.

 

Fazendo um caminho diferente dos outros pré-candidatos, Dimas informou que no momento articula alianças para consolidar um grupo. Cauteloso, o prefeito não falou em nomes, mas citou partidos que poderão ter candidatos para compor sua chapa. “Não adianta eu fazer reuniões com a população e líderes locais nesse momento – é importante, mas num segundo momento – eu preciso primeiro ter uma base partidária forte para que eu tenha a segurança de que temos um grupo consolidado para sair para a eleição. Claro que a base é o meu partido, mas PR, PRB, PP, PPS, PSC, Democratas, Solidariedade, estou conversando com todo mundo. Vou conversar com o PMDB, com a senadora Kátia, com Amastha, e a possibilidade de ter o partido deles juntos no mesmo projeto. Não tenho dificuldade de conversar com nenhum deles”, finalizou Dimas.

Comentários (0)