Aprovado projeto que cria diretoria de combate à corrupção e crime organizado

Governo justifica que criação do Conselho visa buscar mais recursos financeiros para melhorias na Segurança Pública do estado, conforme diretrizes nacionais.

Reunião nas Comissões.
Descrição: Reunião nas Comissões. Crédito: Benhur de Sousa

Foi aprovado na noite desta quarta-feira, 12, em plenário na Assembleia Legislativa, o projeto de lei de autoria do Governo do Estado que cria uma Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) e ainda o Conselho Estadual de Segurança Pública (Conesp-TO).

 

Em mensagem enviada à Casa de Leis, o governador Mauro Carlesse (DEM) justifica que a criação do Conselho visa buscar mais recursos financeiros para melhorias na Segurança Pública do estado, conforme diretrizes traçadas no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública e Defesa Social e Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS).

 

Além disso, o Conselho viabilizaria o recebimento de recursos oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

 

Em reunião conjunta das Comissões, porém na tarde da terça-feira, dia 11, cinco deputados pediram vista ao projeto de lei: Professor Júnior Geo (PROS), Ivory de Lira (PPL), Olyntho Neto (PSDB), Elenil da Penha (MDB) e Claudia Lelis (PV). Por ter sido mais de um parlamentar, o prazo para devolução do projeto às comissões terminou ontem, 12, ao final do dia.

 

Antes do pedido de vista, os parlamentares reuniram-se com representantes do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado (Sindepol-TO). Segundo o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), deputado Ricardo Ayres (PSB), a pedido da categoria, foi acrescentado que o diretor da Dracco seja um delegado de carreira.

 

Comentários (0)