Aprovado requerimento para que Delegacias da Mulher atendam 24 horas no fim de semana

A solicitação segue agora para sanção do governador Mauro Carlesse. O Tocantins possui hoje 12 delegacias especializadas no atendimento de mulheres, duas delas em Palmas e as demais nos interiores.

Crédito: Lourenço Bonifácio

Foi aprovado na manhã desta quarta-feira, 20, na Assembleia Legislativa, o requerimento da deputada Claudia Lelis (PV) que solicita ao governo estadual ampliação do período de atendimento para 24 horas das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (Deam), em feriados, finais de semana e períodos de eventos festivos. 

 

De acordo com Claudia, um horário de atendimento mais amplo nesses casos garante mais segurança para as mulheres, pois é justamente nos períodos de menor atividade das pessoas que as agressões acontecem. "As delegacias funcionando 24hs nos finais de semana e em feriados prolongados é de extrema importância, porque é nesses períodos que acontece o maior número de ocorrências. Inclusive já existem dados que comprovam isso, por exemplo, no carnaval foram 50 denúncias de agressões contra mulheres". 

 

O requerimento segue agora para sanção do governador Mauro Carlesse. O Tocantins possui hoje 12 delegacias especializadas no atendimento de mulheres, sendo duas delas em Palmas e as outras nas cidades de Augistinópolis, Tocantinópolis, Alvorada, Colinas, Gurupi, Miracema, Paraíso, Porto Nacional, Dianópolis e Arraias. 

 

Salve Maria

 

Esse é o segundo projeto apresentado pela deputada que atende as mulheres. Na última terça-feira, 12, Claudia Lelis apresentou o Projeto de Lei que requer que o Governo do Estado institua termo de cooperação técnica com o Governo do Piauí para instalação do aplicativo Salve Maria aqui no Estado. 

 

O aplicativo permite que sejam feitas denúncias por meio de envio de fotos, textos e áudio e conta ainda com um botão de pânico, que ao ser acionado emite um chamado com georeferenciamento (localização geográfica) para a delegacia mais próxima da ocorrência.

Comentários (0)