Assembleia aprova projeto do TJ e permite a instalação de cartórios em Luzimangues

Projeto de Lei Complementar de autoria do Tribunal de Justiça foi aprovado nesta quarta-feira, 29, e permitirá também que sejam nomeados cartorários sem concurso público.

Crédito: Prefeitura de Porto Nacional

Em dois turnos de discussão e votação, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou na sessão matutina desta quarta-feira, 29, o Projeto de Lei Complementar 02/2021, de 23 de julho, que permitirá a instalação de cartórios no distrito de Luzimangues, no município de Porto Nacional.

 

De autoria do Tribunal de Justiça do Estado, a matéria dispõe sobre a organização dos serviços notariais e de registro exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público do Estado do Tocantins. A proposta altera a Lei Complementar nº 112, de 30 de abril de 2018.

 

O projeto permite que o TJ nomeie cartorários e instale cartórios em distritos municipais que estão desassistidos sem a realização de concurso público, o que fere os princípios da Lei de Registros Públicos, que já determina que a ocupação cartorária seja feita através de concurso. De acordo com o Tribunal, o projeto busca permitir que se resolva situações onde há vacância. O PLC permitirá que a corregedoria indique, nos distritos, um cartorário interino já concursado. A assessoria informou ainda que o concurso já está em andamento e que um levantamento é feito em todo o Estado para aferir quantas vagas serão abertas.

 

Valdemar Júnior (MDB) defendeu que a instalação de cartórios em Luzimangues atende a uma reivindicação dos moradores do distrito, além de facilitar a realização de serviços cartoriais para a população e empreendedores da região.

 

TO Maio Jovem

 

Também foi aprovado o Projeto de Lei de conversão da Medida Provisória nº11/2021, que instituiu o projeto do Governo “TO Mais Jovem”. O programa prevê a capacitação, a contratação e a qualificação de quatro mil jovens entre 16 e 21 anos, para desempenhar atividades laborais em órgão da administração pública do Estado.

 

Polícia Militar

 

Outra matéria aprovada foi o Projeto de Lei de conversão da Medida Provisória nº 10/2021, que dispõe sobre as promoções da Polícia Militar do Estado do Tocantins. A proposta altera a Lei nº 2.575, de 20 de abril de 2012. O deputado Elenil da Penha (MDB) destacou a aprovação da matéria como um reconhecimento ao trabalho dos militares, que possibilitará as promoções na carreira militar muito aguardadas pela corporação.

Comentários (0)