Ataídes destitui Cinthia e PSDB de Palmas fará eleição judicializada

Ataídes destitui Comissão Provisória do PSDB em Palmas, agravando mal-estar com a vice-prefeita Cinthia Ribeiro. Cinthia afirmou que trâmites não foram respeitados. Ataídes não quis comentar

O clima de tensão entre o senador Ataídes de Oliveira (PSDB-TO), presidente regional do PSDB e a vice-prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro, agravou-se nos últimos dois dias com a destituição, por parte do senador da Comissão Provisória do partido em Palmas, que era presidida pela vice-prefeita.

 

Descobrindo o fato através de uma consulta à base de dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Cinthia Ribeiro reagiu indignada no começo da tarde desta terça-feira, 18, quando disse ao Portal T1 Notícias: “o senador não fala comigo há pelo menos 15 dias. Não entendi o motivo. Não fui comunicada como manda o regimento do partido que reza que qualquer presidente de comissão para ser destituído precisa ser informado e aberto prazo de sete dias para que faça sua defesa diante dos fatos que possam ser alegados diante da sua destituição”, disse a vice-prefeita.

 

“Eu gostaria de saber onde foi que errei, porque até aqui, só tenho recebido recomendações do partido, que é em cidades que houve resultado eleitoral e que tenham acima de 80 mil habitantes fazer a constituição do Diretório Metropolitano. O senador jamais falou comigo sobre o assunto, mas enviou recado por dois de seus funcionários de que eu deveria suspender o processo de eleição do Diretório Metropolitano. O que eu não concordo”, ressaltou Cinthia.

 

A vice-prefeita disse que essa prática é justamente o que Ataídes combate nos palanques e na própria tribuna do Senado. “Ele que fala tanto em coronelismo, e que quer acabar com coronelismo na política, onde já se viu querer partido para carregar embaixo do braço. Qual o problema em se criar o Diretório Metropolitano de Palmas?”.

 

A crise aumentou depois que o senador determinou que fosse fechada as portas do Diretório Estadual do PSDB para que a reunião da chapa composta por Cinthia e diversos companheiros ao Diretório Metropolitano não pudesse se reunir naquelas instalações. “Aquele espaço é pago com recurso público, com o dinheiro de manutenção do partido. Ele não pertence ao senador, ele pertence ao PSDB e nós somos o PSDB de Palmas”.

 

Em busca de conciliação

O procurador Cleiton Bandeira, membro do partido e que vem acompanhando o processo de instituição do diretório metropolitano, disse em entrevista ao T1 Notícias nesta tarde que tem esperança de convencer Ataídes a mudar o posicionamento e apoiar o grupo. “Nós estamos numa posição de muita tranquilidade. A minha posição, por exemplo, é de tentar convencer a direção estadual de que esse processo é importante. Nós estamos cumprindo o estatuto. A direção estadual talvez não tenha entendido esse processo e nós queremos que eles nos apoiem e que voltem atrás nessa decisão. Esperamos que o próprio Ataídes se junte à nós nesse processo”, defendeu Bandeira.

 

“Eu acho que vai contra uma orientação nacional do partido, que é de sancionar essas comissões provisórias e diretórios eleitos pelos filiados. O partido por meio do seu órgão nacional edita resoluções e o estatuto que tem essa previsão nesse sentido que estamos seguindo. Nós queremos apenas que seja cumprido o estatuto do partido e a direção estadual aqui foi contra”, explicou.

 

Bandeira acrescentou ainda que a convenção para eleger o diretório que está marcada para esta quarta-feira, 19, está mantida e será realizada na sede do partido em Palmas às 19 horas.

 

O processo de instituição do diretório, segundo Cleiton Bandeira, está sendo conduzido por filiados históricos do partido. “Tem filiados aqui com mais de dez anos no partido. Então é um direito dos filiados se reunirem e deliberarem e eleger um diretório” pontuou.

 

Ataídes abstém-se de comentar

A assessoria de comunicação do senador Ataídes Oliveira (PSDB) informou que, pelo menos por enquanto, ele não vai se pronunciar sobre o assunto.

Comentários (0)