Ataídes nomeia Lires na presidência do PSDB Mulher e abre conflito com a Nacional

Atual presidente do PSDB Mulher no TO, a vice-prefeita Cinthia Ribeiro, afirma que atitude de senador é desnecessária

Cinthia Ribeiro é presidente da Coordenação do PSDB Mulher
Descrição: Cinthia Ribeiro é presidente da Coordenação do PSDB Mulher Crédito: Da Web

Após o presidente do PSDB Tocantins, Senador Ataídes Oliveira decidir colocar a prefeita de Guaraí, Lires Ferneda para assumir a presidência do PSDB Mulher no lugar de Cinthia Ribeiro, atual vice-prefeita de Palmas, a presidente do Secretariado Nacional da Mulher, Thelma de Oliveira, encaminhou um ofício ao Senador confessando que o ato lhe causou estranheza e que não reconhece essa nova coordenação, uma vez que cabe ao Secretariado Nacional da Mulher dar posse às eleitas. Em entrevista ao T1 Notícias na manhã desta quinta-feira, 31, Cínthia Ribeiro avalia o ato do Senador como uma inabilidade política de alguém que precisa ser testado pelas urnas.

 

“O senador é um estreante na política. Ele quer me chamar para um embate com ele e isso é desnecessário. A falta de experiência política tem dado o tom nas atitudes dele. Essa inabilidade de lidar com divergências demonstra que ele está muito verde. Ele precisa ser testado pelas urnas. Ele herdou um mandato que não é dele. Essa tentativa autoritária e machista de me tirar do partido só me dá forte indícios que eu sou uma ameaça para ele”, criticou a vice-prefeita e atual presidente da coordenação do PSDB Mulher Cinthia Ribeiro.

 

Ainda durante a entrevista Cinthia afirmou que a conduta de Ataídes tem criado um clima desnecessário dentro do partido. “Ele que criticou tanto um ex-governador do Tocantins, agora tem essas atitudes tão arbitrárias e coronelistas tentando me colocar numa saia justa. O processo tem que ser democrático. Tem que ter divergências mesmo. Se não estiver pronto para ter opiniões divergentes, deve-se atuar em outro lugar que não seja na política. Ele tem que entender que eu sou PSDB e também sou gestão. Não tem como trabalhar contra a minha gestão. Ele está querendo que eu peça para sair. Não sou subordinada a ele”, defendeu.

 

Finalizando, a vice-prefeita rebateu a conduta do senador com um pedido incisivo. “Peço respeito à memória do João, afinal ele herdou esse mandato e deve honrá-lo e agir com ética. Peço respeito como mulher e vice- prefeita eleita nas urnas”.

 

PSDB Nacional não reconhece

Em ofício encaminhado ao Senador, a Presidente do Secretariado Nacional da Mulher, Thelma de Oliveira, revelou que estranhou a decisão e que não reconhece a nova coordenação que, de acordo com as regras partidárias quem tem a legitimidade para dar posse às eleitas é o Secretariado Nacional da Mulher.

 

“Confesso que causou-me estranheza tomar conhecimento por meio da imprensa de que o Secretariado da Mulher do Tocantins - PSDB está sob nova Presidência. Esclareço ao nobre Senador que se de fato o noticiado for verídico, o Secretariado Nacional da Mulher – PSDB, não reconhece essa nova coordenação, pois quem tem a legitimidade para dar posse às eleitas é o Secretariado Nacional da Mulher”.

 

No documento a secretária relembrou que Cinthia Ribeiro é a legítima presidente da coordenação do PSDB-Mulher-TO, e que pode ter ocorrido falta de ciência das regras partidárias.

 

“Ressaltamos que a Sra. Cinthia Ribeiro é a presidente da coordenação do PSDB-Mulher-TO, a detentora da legitimidade para conduzir as eleições internas do Secretariado no Estado de Tocantins. Não quero acreditar que o nobre senador desconheça as regras partidárias para uma eleição. O Secretariado é eleito sob as regras do Estatuto do PSDB, Regimento interno do PSDB-Mulher e Resoluções. Recentemente a Comissão Executiva Nacional editou a Resolução n° 009/2017, que fixa o calendário para realização das Convenções Extraordinárias para o Secretariado Estadual da Mulher, o qual deverá acontecer no mês de novembro do corrente ano”, detalhou o documento.

 

Entenda

A prefeita de Guaraí, Lires Ferneda, foi escolhida pelo senador Ataídes Oliveira para ser a nova presidente do PSDB Mulher do Tocantins, que terá toda sua direção alterada. A decisão foi tomada pelo presidente estadual do partido que pretende reformular a sigla e trazer uma nova roupagem para a legenda no Estado. “Acredito muito na força da mulher. Atravessamos um momento inovador, em que vários prefeitos do Tocantins se juntaram ao nosso partido. Diante disso, não tenho dúvidas de que precisamos desse empoderamento feminino, que será essencial para um PSDB muito mais forte e unido”, pontuou Ataídes.

Comentários (0)