Audiência Pública sobre ações da Saúde rende troca de ofensas entre vereadores

Janad volta a comentar sobre a compra de testes de Covid-19 a R$ 70,00 e Rogério Freitas contesta dizendo que a vereadora ignora que o TJ comprou o mesmo teste, pelo mesmo valor e mesmo dia

Sessão ocorre nesta terça-feira, 25, com transmissão ao vivo pelo Youtube
Descrição: Sessão ocorre nesta terça-feira, 25, com transmissão ao vivo pelo Youtube Crédito: Print/Sessão da Câmara de Palmas

Durante audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, 25, o vereador Rogério Freitas (MDB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Palmas para contestar o discurso da presidente da Casa, vereadora Janad Valcari (Podemos), sobre a prestação de contas das ações de Saúde em Palmas, realizadas no 1º quadrimestre de 2021. Minutos antes, a vereadora também discursou e voltou a comentar sobre a prefeitura ter comprado testes para detecção da Covid-19 a R$ 70,00. 

 

Janad também disse ter encontrado várias controvérsias no relatório da prestação de contas apresentado pelo secretário Thiago de Paulo Marconi e pelo secretário executivo Daniel Borini. Ela ainda questionou sobre a contratação de leitos hospitalares na capital. "Outro questionamento meu e que eu preciso de resposta, vocês alugaram UTI da cidade, se a cidade já tem, é da cidade, vocês tem que pegar é de fora. Então vocês estão ocupando o que é da cidade, já?", disse. 

 

A parlamentar ainda comentou sobre as fiscalizações no setor econômico de Palmas e aponta que essa mesma vistoria não é realizada nos bancos e transporte público. "Esqueceram dos bancos, esqueceram do transporte público, como assim? Transporte público não pega Covid-19? preciso dessa resposta. Quais ações da Secretaria da Saúde para impedir a disseminação do coronavírus no transporte público? Eu não vi nenhuma", disse Janad. 

 

Já o vereador Rogério Freitas contestou a fala da presidente. “Quando nós vemos a vereadora Janad falar, parece que ela é única no mundo, parece que não existe órgão de controle, no caso do Tribunal de Contas, não existe órgão de fiscalização, o nosso Ministério Público, e como se ninguém fizesse nada", destacou Freitas. 

 

"O caso da denúncia esdrúxula que ela fez dos testes, por exemplo, ela ignora que o Tribunal de Contas viu e apontou que o Tribunal de Justiça comprou o mesmo teste, ao mesmo valor, no mesmo dia. Mas ela usa a tribuna como parte do que ela gosta de encenar", observou Rogério.

 

Ele aproveitou para parabenizar todos os servidores da Saúde. "Porque nós conseguimos salvar vidas pelo empenho e dedicação dos servidores. Quando nós apontamos o dedo para determinadas pastas, nós esquecemos que elas são geridas por pessoas, por gente, não por coisas", declarou, dizendo também que "a presidente da Casa usa a tribuna só para tentar diminuir a importância de Palmas", conclui Freitas. 

 

Na oportunidade, Moisemar Marinho (PDT) parabenizou os gestores da Saúde e ressaltou o pagamento de plantões extras aos servidores. Moisemar também disse que detectaram que a empresa que presta serviço de radiologia na UPA Sul, terceirizada pelo município de Palmas, não está repassando o salário dos profissionais que atuam no setor. Ele denuncia que os salários estão atrasados. "A empresa presta serviço para a prefeitura, a prefeitura paga em dias, mas ela (empresa) tá seis meses sem pagar os salários dos funcionários que prestam serviços de radiologia na UPA Sul. Isso é inadmissível", finalizou. 

 

Laudecy Coimbra (SD), também fez uso da palavra durante a audiência pública. “Já acompanhei várias prestações de contas da Saúde a esta Casa e consigo observar o avanço na Saúde de Palmas”, disse. A vereadora completou que “o mundo todo está passando por momento difícil e nessa situação a única posição fácil é a de atirar pedra e de criticar", ressalta. 

Comentários (0)