Bancada do TO discute com companhias aéreas preços e escassez de voos no estado

Parlamentares acertaram a realização de uma audiência com representantes das empresas aéreas a fim de cobrarem resposta às demandas apresentadas e ouvirem as sugestões das companhias.

Bancada tocantinense em reunião nesta 3ª
Descrição: Bancada tocantinense em reunião nesta 3ª Crédito: Divulgação

Senadores e deputados federais do Tocantins se reuniram nesta terça-feira, 26, para discutir com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) o alto preço das passagens aéreas para Palmas e a escassez de malha viária no estado.

 

Durante a reunião, em Brasília, a senadora Kátia Abreu apresentou uma pesquisa mostrando que as passagens aéreas com destino à capital tocantinense chegam a ser 200% mais caras do a outras cidades de porte similar, como Cuiabá (MT) e São Luís (MA), na mesma data, partido do mesmo local.

 

A bancada tocantinense expôs a inconformidade com os preços dos voos com destino e partida de Palmas, além da escassez de opções para o Tocantins. “Um dos principais problemas apontados pelas empresas era a alta carga tributária. O ICMS do querosene já foi reduzido lá no Estado”, ressaltou Tiago Dimas, ao destacar que mesmo antes da diminuição, a alíquota era menor que vários outros locais que têm passagens mais baratas.

 

Kátia Abreu sugeriu ao diretor da ABEAR, Airton Pereira, que Palmas passe a ser um hub (ponto de conexão) dos voos que partem do Nordeste rumo ao centro e ao sul do país, função hoje cumprida por Brasília, cujo aeroporto tem apresentado sobrecarga. “Temos todas as condições de receber essas conexões, especialmente de Salvador, Belém e São Luís. A mudança de rota seria uma boa forma de melhorar nossa performance”, disse.

 

Os parlamentares presentes no encontro acertaram a realização de uma audiência com representantes das empresas aéreas a fim de cobrarem resposta às demandas apresentadas e ouvirem as sugestões das companhias. Também participaram o senador Eduardo Gomes (PMDB-TO) e os deputados federais Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO), Osires Damaso (PSC-TO), e Célio Moura (PT-TO).

 

 

Comentários (0)