Bancada do TO falta a debate sobre transposição do Rio Tocantins e Carlesse critica

Embora não tenham comparecido à audiência, os 3 senadores do Tocantins, Ataídes Oliveira (PSDB), Kátia Abreu (sem partido) e Vicentinho Alves (PR) já se posicionaram publicamente contra a proposta

Audiência Pública foi realizada no último dia 6
Descrição: Audiência Pública foi realizada no último dia 6 Crédito: Senado Federal

Em nota oficial enviada à imprensa na noite de ontem, 12, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Mauro Carlesse (PHS), afirmou estar “indignado com a postura da nossa bancada no Senado, que não participa e nem acompanha a discussão sobre o projeto de lei que trata da transposição do Rio Tocantins”.

 

Carlesse criticou a bancada tocantinense no Senado, que não compareceu a Audiência Pública sobre a transposição do Rio Tocantins para a Bacia do Rio São Francisco, realizada na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, na última quarta-feira, 6.

 

"Os nossos senadores estão se comportando como se comportou a maioria dos nossos deputados federais que chegaram, inclusive, a apoiar o projeto do deputado Gonzaga Patriota, que defende a transposição do rio Tocantins para o São Francisco. Estamos lutando contra transposição, ouvindo a população tocantinense que, por meio de consulta popular, vem se manifestando contra a proposta, em tramitação no Senado. Vamos levar aos nossos senadores o sentimento da população, que é contrária à transposição, e defende os nossos recursos naturais", finaliza Carlesse.

 

Embora não tenham comparecido à audiência, os três senadores do Tocantins, Ataídes Oliveira (PSDB), Kátia Abreu (sem partido) e Vicentinho Alves (PR) já se posicionaram publicamente, por diversas vezes, contra a proposta.

 

A ideia de transpor as águas do Rio Tocantins para o Rio São Francisco existe há mais de 30 anos. Mas são poucos os estudos técnicos para executar a obra. O senador Elmano Férrer (PMDB-PI), que apresentou o pedido para o debate, alegou que tem faltado planejamento hídrico no Brasil. Ele afirmou que está muito preocupado com a situação do abastecimento de água para consumo humano, geração de energia elétrica e irrigação da fruticultura no Nordeste, colocando em risco centenas de empregos.

 

Elmano defende que “a abundância hídrica da bacia do Rio Tocantins pode ser a salvação para a agonizante situação do Rio São Francisco”. Para ele, a transposição garantiria o suprimento de água para as populações ribeirinhas e também para as comunidades em regiões áridas ao longo do canal de transposição. Segundo o senador, o projeto poderia transformar a realidade de quase 400 municípios.

 

No Tocantins, a maioria dos deputados federais e vereadores da Câmara de Palmas também já se posicionou contra a proposta. De autoria de Carlesse, foi aprovado nesta terça-feira, 12, na Assembleia Legislativa do Tocantins, em segunda fase de votação, o projeto que  proíbe  o uso de águas de rios estaduais, como os das nascentes do Tocantins, para uso em transposição de rios federais.

Comentários (0)