Bebês tocantinenses que foram operados em Porto Alegre recebem visita de Kátia Abreu

Após ter pedido atendido pela Santa Casa de Misericórdia, senadora elogiou tratamento que bebês estão recebendo e disse que a saúde pública do Tocantins está em estado de calamidade

Senadora elogiou tratamento às crianças na Santa Casa
Descrição: Senadora elogiou tratamento às crianças na Santa Casa Crédito: Divulgação

A senadora Kátia Abreu visitou nesta quarta-feira, 26, bebês do Tocantins com cardiopatias congênitas que, a pedido da parlamentar, foram operadas pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. As crianças, atendidas por grandes especialistas do estado, continuam em recuperação no hospital, no centro da capital gaúcha, e passam bem.



Após pedido da senadora, a Santa Casa de Misericórdia agendou cirurgia para 17 crianças do Tocantins que precisavam ser atendidas com urgência, mas aguardavam há meses na fila do Sistema Público de Saúde do estado. Até o momento, quatro bebês já foram operados.



“É emocionante ver que esses bebês estão recebendo um tratamento de ponta aqui no Rio Grande do Sul, já que, lamentavelmente, a saúde pública do Tocantins está em estado de calamidade. Continuaremos fazendo nossa parte e conseguiremos novas cirurgias. Mais de mil crianças estão na fila de espera dos nossos hospitais”, afirmou Kátia Abreu.



Modelo de gestão

A visita à Santa Casa também visa a conhecer o modelo de gestão da instituição, que é referência nacional em gestão e atendimento de excelência. A fim de levar a boa experiência do hospital gaúcho aos municípios tocantinenses, acompanharam a visita os secretários de Saúde de Gurupi, Vânio Rodrigues e de Araguaína, Jean Luis Coutinho.



O complexo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre atende 60% de seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde e 40% por convênios. O complexo possui sete unidades assistenciais, 1023 leitos, 280 consultórios, 53 salas cirúrgicas e dez unidades de terapia intensiva com 147 leitos. O atendimento é feito por 2.226 médicos e 6.375 funcionários. 



A senadora e os secretários de Saúde tiveram uma extensa agenda no hospital, onde assistiram a palestras sobre gestões assistencial, financeira e pessoal, além de temas como suprimentos, tecnologias, marketing e comunicação. Conduziram a visita do grupo o diretor-geral e de Relações Institucionais Dr. Júlio Flávio Dornelles de Matos; o provedor Alfredo Guilherme Englert; o diretor-médico do Hospital São Francisco, Dr. Fernando Antonio Lucchese e a responsável pela UTI do Hospital da Criança, Dra. Cláudia Pires Ricachinevski.

 

Comentários (0)