Bernadete assina termo de compromisso com infância e cita proposta para educação

Candidata fala sobre “desenvolvimento integral e prioritário”; assinatura faz parte de uma ação proposta a nível nacional

Candidata assinou os termos na sede do PSOL, em Palmas, neste sábado, 22
Descrição: Candidata assinou os termos na sede do PSOL, em Palmas, neste sábado, 22 Crédito: Divulgação

A única mulher candidata ao Governo do Tocantins, Bernadete Aparecida (PSOL), assinou termos de compromisso com a infância e adolescência na manhã deste sábado, 22, na sede do partido em Palmas. Na ocasião a candidata disse que no seu Plano de Governo a infância e adolescência é protagonista, principalmente na Política de Educação.

 

“Nós acreditamos que o desenvolvimento integral e prioritário que deve ser dado a esta faixa integra educação, lazer e esporte, entendendo essa idade dentro das suas várias ansiedades de felicidade, de pertencer a grupos e de terem atividades para além da escola”, como aulas de idiomas, incluindo uma língua indígena, e atividades que permitam que crianças e adolescentes conheçam o patrimônio cultural do Tocantins.

 

Os termos referem-se à Primeira Infância e à execução do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do Tocantins (2017-2027). O primeiro foi construído pela Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) - composta por mais de 200 organizações em todo o Brasil, entre elas o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, e está sendo entregue aos candidatos e as candidatas à Presidência e aos Governos de Estado por meio da campanha Criança é Prioridade.

 

Já o plano é resultado de uma construção coletiva a nível estadual que tem como objetivo orientar a política pública da infância e adolescência tocantinense.

 

Quanto ao plano decenal, a candidata comentou que “a assinatura é importante porque as propostas contidas nele vieram da escuta e da visão das crianças e dos adolescentes como protagonistas que tem direitos”.

 

Na última quarta-feira, 20, o candidato César Simoni (PSL) assinou o termo. O movimento da infância no Tocantins continua aguardando a disponibilidade de agenda dos candidatos Carlos Amastha (PSB), Marlon Reis (Rede) e Mauro Carlesse (PHS).

 

Estiveram na assinatura representantes da Associação Tocantinense dos Conselheiros Tutelares (ATCT), do Cedeca Glória de Ivone, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca TO), do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA TO) e do Marista.

Comentários (0)