Câmara de Axixá apura pedido de propina de vereador para aprovar contas do prefeito

O vereador foi preso em flagrante na terça-feira, 23, por cobrar propina de R$ 20 mil ao prefeito, e segue detido em Araguatins

Axixá do Tocantins.
Descrição: Axixá do Tocantins. Crédito: Divulgação

A Câmara Municipal de Axixá acatou na quinta-feira, 25, a denúncia formalizada pelo vereador Francisco Antônio Martins Araújo (Podemos) e estabeleceu a Comissão Processante que vai apurar os indícios de crime e de infração político-administrativa cometidos pelo vereador Herton Ferreira Mascarenhas (PV), que foi detido pela Polícia Civil em flagrante, na noite da terça-feira, 23, por pedir R$ 20 mil de propina ao prefeito em exercício, Auri Wulange Ribeiro Jorge (PTB).

Conforme a denúncia formalizada no Legislativo local, Herton condicionou seu voto favorável à aprovação dos balancetes das contas consolidadas da prefeitura de Axixá entre os anos de 2012 e 2016, nos quais Auri Wulange também esteve à frente do Executivo municipal.

A Comissão Processante será presidida pela vereadora Maria Medrado Souza, conhecida como Maria da Farmácia (MDB), Maria Antonia Alves da Silva (MDB) como relatora e Manoel de Castro Filho (PP) como secretário. Herton Mascarenhas está afastado da função de vereador e segue detido na Cadeia Pública de Araguatins.

“A exposição negativa o que certamente contribui e criminaliza a política local, coloca em cheque a honra e a boa-fé dos parlamentares honestos o que sem dúvidas resulta dano a moralidade pública, e danos ao erário. Essa conduta já foi exposta em jornais do País inteiro de norte a sul e de leste a oeste. E, causa revolta e inquietação a população não só do Município de Axixá do Tocantins, mas, também de todo o Estado do Tocantins”, conclui o vereador Francisco Antônio em sua representação apresentada à Câmara de Axixá.

Comentários (0)