Câmara de Vereadores de Palmas aprova alteração que prevê maior adesão ao Refis

Câmara de Palmas aprova alteração que prevê maior adesão ao Programa de Recuperação Fiscal

Aprovação ocorreu em sessão extraordinária nesta quinta-feira
Descrição: Aprovação ocorreu em sessão extraordinária nesta quinta-feira Crédito: Foto: Cleober Taquara

A Câmara de Palmas aprovou em sessão extraordinária nesta quinta-feira (25) a alteração do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), que prevê adesão da Prefeitura ao Programa Nacional de Governança das Execuções Fiscais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com essa mudança, o objetivo do Executivo é viabilizar uma maior adesão ao Refiz.

 

Para o presidente da Casa, José do Lago Folha Filho, a aprovação é um importante passo para que seja feita a gestão estratégica dos processos de execução fiscal. “É uma oportunidade de regularizar as pendências. É uma forma de proporcionar que pessoas façam a adesão ao programa e negociem suas dívidas”, disse.

 

Entre os benefícios aos devedores, está a redução de acréscimos moratórios, tanto para pagamento à vista quanto parcelado, sendo este último podendo ter o prazo estendido em até 120 meses, dependendo do valor do débito. Além disso, os efeitos da inadimplência também são amenizados, sendo considerado o atraso somente após o não pagamento de três parcelas consecutivas, ao invés de duas alternadas, como era feito antes.

 

A alteração aprovada prevê ainda a extinção de créditos inalcançáveis à cobrança administrativa ou judicial, constituídos até 31 de dezembro de 2011, como forma de saneamento da dívida ativa. De acordo com o Executivo, a medida auxiliará o Município a alcançar as metas fiscais.

Comentários (0)