Palmas, Tocantins -
Legislativo

Câmara de Vereadores de Palmas presta homenagem à Policia Civil em sessão solene

Evento homenageou centenas de policiais civis em atuação em diversas áreas, sem esquecer dos profissionais que já estão aposentados
- Atualizada em
Categoria se fez presente na sessão. SSP TO

Mais de 200 policiais civis do Tocantins foram homenageados nesta quinta-feira, 19, durante uma sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Palmas. Proposta pelo vereador Hélio Santana (PV), que também é policial civil, a sessão comemorou o Dia do Policial (21 de abril).

 

De acordo com ele, a homenagem é importante para a valorização da categoria e para que a população compreenda o trabalho desses profissionais, além de promover a aproximação do Legislativo Municipal com a categoria. Na Câmara, além de Hélio Santana, há outros dois vereadores policiais: Jucelino Rodrigues (PTC) e Moisemar Marinho (PDT).

 

A solenidade contou com delegados, agentes, escrivães, papiloscopistas, médicos legistas, integrantes de forças operacionais, de inteligência e perícia, auxiliares de necrostomia, além de policiais e servidores aposentados da Segurança Pública. Segundo a delegada geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra de Souza, no ato representando o secretário da Segurança Pública Cristiano Sampaio, a instituição se sentiu lisonjeada em receber a homenagem pelos parlamentares da Capital.

 

“Foi muito gratificante. O dia hoje foi um dia de festa para toda a Polícia Civil em face do reconhecimento social do trabalho prestado por nós policiais. Fico muito honrada em dirigir a Polícia Civil do Tocantins e saber que a sociedade está nos vendo e reconhecendo nosso trabalho. Este é um momento importante de valorização da Polícia Civil, não só da instituição, mas também dos policiais que se sentiram honrados em ter seu trabalho reconhecido”, afirmou.

 

 

Valorização

 

Para o servidor Tito Lustosa, graduado em Biomedicina, papiloscopista concursado desde 2003 e que já exerceu funções em entidades representativas da classe, o reconhecimento é também resultado de anos de dedicação e luta pela valorização da função junto ao quadro técnico da Polícia Civil. “Ser homenageado representou para mim uma grande honra, alegria e satisfação pelo dever cumprido como papiloscopista. Em especial, fiquei mais feliz porque a homenagem partiu dos vereadores que são policiais civis, Hélio Santana e Moisemar Marinho, os quais foram meus colegas de luta e militância em favor dos direitos e garantias dos policiais civis”, ressaltou.

 

 O delegado e diretor de Inteligência Enio Walcácer, afirmou a relevância do evento, segundo ele “a Segurança Pública vem ganhando maior relevância e espaço na sociedade brasileira e tocantinense, decorrência da atuação das forças no combate aos mais diversos tipos de crime, como é o caso da Polícia Civil do Tocantins. Eventos como este ressaltam o bom trabalho da Polícia Civil tocantinense e motivam a continuar”, frisou.

 

Com mais de 15 anos de carreira e já tendo atuado em diversas unidades policiais sediadas em Palmas, como primeira Delegacia, Delegacia da criança e adolescente, Delegacia de Trânsito, Delegacia de Capturas, Polinter, Diretoria de Polícia da Capital e atual chefe de gabinete da Secretaria da Segurança Pública, a escrivã Meriswane Teixeira Oliveira parabenizou a iniciativa do vereador Hélio Santana e demais parlamentares. Segundo ela, a sessão solene foi de grande importância e proporcionou um momento de alegria não só aos policiais homenageados, mas a toda a Polícia e em especial à Polícia Civil.

 

“Me alegro muito pelo reconhecimento dos serviços prestados e por fazer parte da equipe de policiais homenageados hoje. Durante o meu tempo de dedicação à Polícia no sentido de prestar os serviços à sociedade, trabalhei sempre com zelo e dedicação respeitando a hierarquia e os princípios que regem a minha função específica de escrivã de polícia. Confesso que é um trabalho árduo, mas se exercido com amor ao ofício, faz uma grande diferença dentro da sociedade”, afirmou.