Câmara diz que LDO apresenta redução da receita e crescimento de despesa com pessoal

Despesas com dívidas públicas também foram observados e continuam demonstradas em 3% em relação a LDO do ano anterior.

Sessão da Câmara é presidida pelo vereador Folha
Descrição: Sessão da Câmara é presidida pelo vereador Folha Crédito: Divulgação

Após receberem a  Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na última sexta-feira, 15, os vereadores da capital apontaram que há uma previsão de redução da receita em 9%. A receita apresentada para o próximo ano é de R$1.208.869,00, o que corresponde a uma redução em 9% se comparado com a de 2018, cuja receita prevista era de R$1.322.752,00. 

 

Outro ponto observado ainda é o crescimento em relação à despesa com pessoal. Em 2018 a despesa era equivalente a 50% já na atual proposta para 2019, o percentual sobe para 52%. Já a relação de despesas com dívidas públicas continuam demonstradas em 3% em relação a LDO do ano anterior.

 

As despesas serão mais bem detalhadas após a Câmara receber a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é o próximo passo dentro dos segmentos de dispositivos legais, com data já publicada pelo Executivo, que estabeleceu o prazo até o dia 30 de Novembro.

 

A LDO estabelece as metas e prioridades orçamentárias para a elaboração do orçamento a ser aplicado no município no ano seguinte. Na Casa o documento é analisado pela Comissão de Orçamento, em seguida vai para a votação no plenário em turno único e posteriormente reencaminhado ao executivo municipal.

 

O documento foi entregue na Câmara pela secretária de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Fernanda Rodrigues e pelo secretário de Governo, César Guimarães. 

 

O T1 procurou a Prefeitura de Palmas para manifestar sobre o assunto e aguarda um posicionamento.

Comentários (0)