Campanha eleitoral esvazia sessões na AL: deputados faltosos não tem prejuízos

Com a proximidade do dia da eleição os deputados estaduais têm concentrado atenção em suas bases, nos municípios, com isto as sessões na AL têm ficado esvaziadas.

Sessões estão vazias na AL
Descrição: Sessões estão vazias na AL Crédito: Lourenço Bonifácio

A corrida pelos cargos do Executivo nos municípios tem esvaziado as sessões na Assembleia Legislativa (AL), isto porque os deputados tem concentrado atenção em suas bases espalhadas pelo Estado. Nos dias de sessões ordinárias, que acontecem as terças, quartas e quintas-feiras, apenas pouco mais de dez dos 24 deputados têm comparecido. São necessários oito deputados para que a sessão seja aberta e 13 para que haja votação em plenário.

Embora reconheça que os colegas ultimamente têm se dedicado à campanha, o presidente da AL, deputado Raimundo Moreira (PSDB), afirmou em entrevista ao Portal T1 Notícias que a ausência dos deputados não causa prejuízos aos mesmos, ou seja desconto da falta nos salários, ou à Casa de Leis. “São faltas justificadas que não causam nenhum prejuízo parlamentar ou a casa. Estamos nos reunindo e discutindo o que é mais importante. Também estamos antecipando outras matérias. Os trabalhos não estão parados”, argumentou o presidente.

Ao ser questionado sobre a quantidade de parlamentares que têm comparecido as sessões, Moreira informou que varia de oito a 13 deputados. O presidente também ressaltou que o trabalho de um deputado deve ser feito além do plenário. “É natural que os deputados percorram os municípios. Cada deputado precisa dar assistência a sua base. Visitar as cidades onde possuem o respaldo de votos”, destacou o presidente.

De acordo com a assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa, nesta semana houve sessão apenas na última terça-feira, 11. Apenas os deputados Marcelo Lelis (PV) e Luana Ribeiro (PR), que disputam a Prefeitura de Palmas, se liciaram sem remuneração da AL para se dedicar à campanha.

Comentários (0)