Carlesse e Wanderlei serão diplomados dia 9 de julho às 9h; AL definirá data da posse

A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições

Carlesse e Wanderlei serão diplomados em julho
Descrição: Carlesse e Wanderlei serão diplomados em julho Crédito: Divulgação

Após terem sido eleitos governador e vice do Tocantins neste domingo, 24, no segundo turno da eleição suplementar, Mauro Carlesse (PHS) e Wanderlei Barbosa (PHS) serão diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins no dia 9 de julho, conforme previsto na Resolução 405, de 19 de abril de 2018, da Justiça Eleitoral. A cerimônia acontece às 9h, mas embora a diplomação seja de responsabilidade do TRE, a data da posse será definida pela Assembleia Legislativa do Tocantins.

 

Vencedor do pleito com mais de 368 mil votos, sendo 75% dos votos válidos e uma diferença de mais de 245 mil à frente de Vicentinho Alves (PR), Carlesse comandará o Estado em um mandato tampão até 31 de dezembro deste ano. A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.

 

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados pelo Tribunal Regional Eleitoral. Segundo o Código Eleitoral, no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.

 

Em 7 de outubro os eleitores do Tocantins e de todo o país voltam às urnas para escolher o novo presidente da República, governador do Estado, deputados federais, estaduais e senadores.

Comentários (0)