Carlesse se encontra com Bolsonaro nesta terça-feira, 27, para tratar sobre queimadas

Na última semana o Estado chegou a contar 5.900 focos de incêndios, segundo dados do Inpe. 

Crédito: Reprodução/ Web

Mauro Carlesse (DEM), governador do Tocantins, deve se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) nesta terça-feira, 27, em Brasília para tratar sobre as queimadas. O encontro reunirá os governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. 

 

No sábado, 24, Mauro Carlesse já havia enviado um ofício ao presidente solicitando a disponibilização das Forças Armadas para atuarem  no território tocantinense no combate as queimadas. Na última semana o Estado chegou a registrar 5.900 focos de incêndios, segundo dados do Inpe. 

 

Depois de pressão internacional por causa dos incêndios na região da Amazônia, o presidente Jair Bolsonaro autorizou na sexta-feira, 23, o emprego de militares em uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para combater as queimadas na região da floresta. Rondônia, Roraima, Tocantins e Pará já formalizaram o pedido de ajuda. 

 

O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União. O texto autoriza militares a atuar em "áreas de fronteira, terras indígenas, unidades de conservação ambiental e em outras áreas da Amazônia Legal". A validade é de um mês, entre 24 de agosto e 24 de setembro.

 

Recursos

 

Neste domingo, 25, o Ministério da Economia anunciou a  liberação imediata de R$ 38,5 milhões para o combate os incêndios. O recurso, oriundo do Ministério da Defesa, previsto no orçamento deste ano para o emprego das operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), estava bloqueado pelo governo. 

Comentários (0)