Palmas, Tocantins -
20 anos
1.763 visualizações

Carlesse solicita alteração nos prazos de execução da duplicação da BR-153

Líder do Governo na Assembleia Legislativa, Gleydson Nato ( PHS ), informou que vai acionar a bancada federal tocantinense contra os prazos apresentados pela ANTT
- Atualizada em
Divulgação

O governador do Estado do Tocantins Mauro Carlesse (DEM) irá solicitar ao ministro da Infraestrutura Tarciso Gomes de Freitas, ao diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Mário Rodrigues Júnior e à Bancada Federal do Tocantins, a alteração nos prazos de execução da obra de duplicação da BR-153, no trecho Anápolis(GO)  a Aliança (TO).

 

Nesta terça-feira, 3, a ANTT realizou uma audiência pública em Gurupi para apresentar os detalhes da obra e o prazo apresentado de 20 anos para que a duplicação chegue até a cidade causou descontentamento. Principalmente em virtude de a cobrança do pedágio ter início antes do benefício alcançar a região, com previsão inicial de mais de duas décadas para contemplar o trecho total no Tocantins.

 

Mauro Carlesse entende que é necessário abreviar o tempo para que a duplicação chegue ao Tocantins, uma vez que a população já estará pagando pela obra, que possivelmente contará com financiamento para sua execução. Portanto, não havendo motivos para a demora em dar início à duplicação no trecho da rodovia no Estado.

 

Na AL

 

Após repercussão negativa da audiência pública em Gurupi ocorrida nesta terça, sobre a nova concessão da BR-153, no qual a ANTT informou que a duplicação do trecho no Tocantins só acontecerá por volta do “vigésimo ano” da concessão, o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Gleydson Nato ( PHS ), informou que vai acionar a bancada federal tocantinense no Congresso Nacional para que essa programação seja revista.

 

"Não vamos deixar que uma obra importante como essa e que há anos se transformou num grande anseio de nossa população seja tratada dessa forma. Várias famílias já foram vitimadas devido a não duplicação do trecho que corta Gurupi. Diante disso, estamos acionando a bancada federal para que nossa região não fique prejudicada", afirmou Gleydson Nato.

 

Segundo o parlamentar, é determinação de Mauro Carlesse que as obras estruturantes tenham uma atenção especial por que elas beneficiam diretamente o povo tocantinense.

 

Concessão

 

A concessão da rodovia no Tocantins compreende a  BR-153/414/080/TO/GO, no trecho da BR-153/TO/GO de 624,1 km, entre o entroncamento com a TO-070 (Aliança do Tocantins) até o entroncamento com a BR-060 (Anápolis).