Palmas, Tocantins -

Política


No Tocantins
474 visualizações

Catarata-Zero: Kátia garante mais recursos e anuncia 6,3 mil novas cirurgias

Recursos já foram empenhados no mês de julho para os seis municípios onde as cirurgias ocorrerão
- Atualizada em
Descrição: Foto tirada em fevereiro de 2020 (Antes da pandemia) Divulgação

A senadora Kátia Abreu (PP-TO) garantiu nesta segunda-feira, 12,  mais recursos para a segunda etapa do programa Tocantins - Catarata Zero. Nesta etapa, serão 6.300 cirurgias em todo o Estado, realizadas com recursos que a parlamentar enviou em forma de emenda parlamentar: R$ 5 milhões foram empenhados neste mês de julho e mais R$ 1,3 milhão estão na conta da prefeitura de Gurupi como saldo remanescente da primeira etapa do programa (2020).

Confira quais municípios e quantas cirurgias cada um realizará:


- Araguantins: 600 cirurgias;
- Colinas: 500 cirurgias;
- Palmas: 1.500 cirurgias;
- Paraíso: 400 cirurgias;
- Porto Nacional: 500 cirurgias;
- Tocantinópolis: 1.500 cirurgias;
- Gurupi: 1.300 cirurgias.

“O recurso chegará a esses seis municípios reguladores, mas beneficiará a população de todas as 139 cidades do Tocantins. Lembrando que, na 1ª ETAPA do programa, mais de 6 mil cirurgias foram realizadas em 2019 e 2020, devolvendo às pessoas o direito de enxergar. O meu compromisso é com o bem-estar do nosso povo, contem comigo”, afirmou Kátia Abreu.

Como ter acesso?


Para ter acesso ao Programa Catarata Zero é necessário procurar uma unidade básica de saúde (UBS) da cidade em que mora para avaliação médica e encaminhamento. Após isso, o paciente fará exames nas clínicas especializadas para o diagnóstico e indicação da cirurgia.



Assista ao comentário da senadora.