CCJ adia indicação de relator da data-base e deve reunir governo e sindicatos

Indicação de relator de matéria da data base foi adiada e CCJ deve se reunir com Governo e sindicatos nesta quarta, 24. Governo pode apresentar nova proposta da data-base aos servidores.

CCJ espera nova proposta do governo
Descrição: CCJ espera nova proposta do governo Crédito: Dicom/AL

Com o plenarinho lotado de servidores grevistas, a Comissão de Constituição e Justiça e Redação da Assembleia Legislativa (CCJ) decidiu na tarde desta terça-feira, 23, adiar a indicação do relator da matéria enviada pelo Governo sobre o parcelamento da data-base para, segundo o presidente da comissão, deputado Valdemar Jr., “provocar o retorno do diálogo com o governo”.

 

A intenção, segundo a CCJ, é estender a discussão sobre a matéria e atender aos pedidos dos servidores, consultados na reunião da comissão se queriam que o relator fosse indicado na ocasião ou que se esperasse a reunião entre os representantes dos servidores, e o governo.

 

Governo pode apresentar nova proposta sobre a data-base

Em entrevista ao T1, o deputado Valdemar Jr. afirmou que “nós entendemos juntamente com os representantes dos sindicatos e também com o líder do governo de que poderia avançar já com a proposta concreta, partindo do próprio Governo essa proposta... então resolvemos adiar essa reunião que seria hoje para amanhã aonde já estaria com algo concreto na mão, oriundo Governo do Estado para apresentar aos servidores públicos...”

 

Segundo o deputado, na parte da manhã já havia conversado com os representantes, tanto do governo quanto do Estado e “dentro daquilo que ficou combinado hoje, o Governo poderá, sim, trazer uma nova proposta”.

 

A deputada Luana Ribeiro disse na reunião que “independente de oposição ou situação, o interesse é resolver a situação do servidor, [situação] que não deveria estar acontecendo”.

 

Ficou, portanto, para acontecer na reunião da CCJ amanhã, quarta-feira, 23, a partir das 15h:40, a indicação do relator para a matéria da data-base.  A CCJ, em reunião extraordinária, deve ouvir os sindicatos para tentar mediar o diálogo com o governo.

 

Eduardo apresenta proposta

O deputado Eduardo Siqueira, como havia dito anteriormente, apresentou uma proposta de pagamento da data-base, que segundo ele, foi feita com estudo minucioso e agradou aos sindicalistas. Essa proposta, segundo Eduardo, substituiria a proposta do governo, sem onerar o Estado e atenderia aos servidores. “Se isso for aceito, que seja feito como um trabalho da CCJ”, disse Eduardo ao entregar o documento ao presidente.

 

Na proposta de Eduardo está a concessão do índice integral na folha de julho, pago em 12 de agosto, já os retroativos de maio e junho, parcelados em quatro vezes, a partir de janeiro de 2016.

 

A deputada Luana Ribeiro, apoiou Eduardo, afirmando que “ainda considero como oposição nessa casa, assim como eu”. A deputada foi bastante aplaudida pelos servidores presentes ao dizer que “eu tenho uma questão, se o governo tá sempre falando que está em dificuldades, eu digo uma coisa: “Não ‘guenta’ pede pra sair!”.

 

Valdemar disse que “a decisão de segurar a indicação da relatoria da matéria, foi justamente para provocar o retorno do diálogo com o governo.”

 

Atualizada às 18h07, de 23/06

 

Comentários (0)