Cinthia indica aulas presenciais no 2º semestre com flexibilização da vacinação

Para prefeita, com proposta da FNP atendida pelo Ministério da Saúde, gestores terão maior flexibilidade para administrar doses nos municípios

Crédito: Lia Mara

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, que também é vice-presidente de Relações Institucionais da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), comemorou a nova orientação do Ministério da Saúde para liberação da vacina contra a Covid-19 para o público sem comorbidade, em ordem decrescente a partir de 59 anos, anunciada nesta sexta-feira, 28. “Com essa notícia, estamos confiantes que, em agosto, poderemos iniciar o segundo semestre letivo na rede municipal no formato híbrido. Por segurança, decidimos manter o ensino remoto nas duas semanas que faltam para encerrar este semestre”, ressaltou a prefeita.

 

Ontem, 28, o governador Mauro Carlesse anunciou que, a partir da próxima semana, os profissionais de Educação que atuam nas redes de ensino em todo o Estado, públicas ou particulares, começam a ser vacinados contra a Covid-19. O público-alvo é composto por 23 mil profissionais da Educação Básica e 7 mil do Ensino Superior, ou seja, em torno de 30 mil trabalhadores.

 

Conforme Cinthia, a medida atende a uma demanda apresentada pela FNP, proposta por gestores municipais de todo o país, em reunião geral ocorrida no dia 20 de maio, e vai acelerar a imunização em cidades onde há baixa procura por certos grupos prioritários.

 

 “É preciso avançar. Sabemos que a vacinação é o melhor caminho para sairmos dessa pandemia, e com a proposta da FNP, prontamente atendida pelo Ministério da Saúde, nós, prefeitos, teremos maior flexibilidade para administrar a vacinação nos municípios”, destacou Cinthia Ribeiro.

 

A Nota Técnica do MS também trata da vacinação dos profissionais da Educação. Neste caso, a orientação é priorizar creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA, nessa ordem; e, na sequência, trabalhadores da educação do ensino superior.

 

A vacinação do público não prioritário ocorrerá de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida. “Em Palmas, a Saúde tem agido com muita responsabilidade e transparência na administração das doses, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI)”, ressalta ela, lembrando que os cronogramas de vacinação são definidos semanalmente, conforme a chegada de novas remessas de doses para a Capital.

Comentários (0)