Cinthia inicia reforma e sela aliança com MDB e Democratas: secretários renunciam

A reforma administrativa iniciada pela prefeita Cinthia Ribeiro abrigará os quadros políticos e técnicos do MDB, Democratas. Após reunião, secretários entregam cargos

Crédito: Edu Fortes/Secom

Uma reunião de mais de uma hora e meia entre a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), e seu secretariado terminou no começo da noite desta terça-feira, 11, com a entrega de todos os cargos por parte de secretários e secretários executivos.

 

O Diário Oficial de amanhã, 12, deverá começar a trazer os nomes daqueles que serão reconduzidos e dos novos secretários escolhidos com o critério da composição política necessária a formação do grupo da prefeita.

 

Dois partidos passarão a compor este novo momento da gestão Cinthia Ribeiro: o Democratas, da deputada federal e presidente regional, Professora Dorinha, e o MDB do senador Eduardo Gomes e da deputada federal Dulce Miranda. Com excelente relacionamento com Dorinha e Dulce, a prefeita abrirá a gestão para composição com os partidos através destas lideranças.

 

“Não se faz política sem grupo. A prefeita fez uma exposição de uma hora sobre o que precisa melhorar na gestão, os pontos de insatisfação dela e a necessidade de compor uma base que a ajude a governar, e colocou a intenção de disputar a reeleição”, afirmou ao T1 Notícias um dos ex-secretários ouvidos.

 

Braga encabeça movimento de entrega dos cargos

 

Partiu do secretário de Governo e Relações Institucionais, Carlos Braga, a iniciativa de entregar o cargo e sugerir aos colegas que fizessem o mesmo. “Já que a prefeita precisa e deve fazer esta reformulação, sugiro que todos deixem à vontade para que ela faça”, argumentou, colocando o próprio cargo à disposição.

 

Todos os presentes assinaram pedido de exoneração.

 

PSL conversa e espaço está aberto para Eli

 

Nos bastidores foi ventilado que a prefeita conversa com lideranças do PSl em nível nacional, e abre diálogo também com o Solidariedade através do deputado Eli Borges.

 

Algumas indicações são esperadas para as próximas horas. Do Democratas deve partir a indicação da Secretaria de Educação ou da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Nos bastidores, o nome do ex-vereador Fernando Rezende é ventilado para o Desenvolvimento Econônomico e o da ex-secretária Valquíria Rezende para a Educação. Assim como, do Solidariedade, o do ex-vereador Joel Borges.

 

Outra nome cotado para Educação é o da professora aposentada Jucilene Almeida Dias dos Santos. Ela é ligada a deputada Dorinha. 

 

Aliança com Dimas

 

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, também se aproximou da prefeita Cinthia Ribeiro nos últimos dias. Uma aliança com o PTB, que não inclui indicações de cargos, foi selada num jantar do qual participaram Tiago Dimas e Eduardo Gomes. De concreto, a capital ganha o reforço de mais um deputado federal em busca de recursos.

 

A ausência do PSB de Carlos Amastha sinaliza para um rompimento entre o ex-gestor e a prefeita que o sucedeu.

Comentários (0)