Claudemir Portugal elogia projeto Guarda Quarteirão e cobra atuação do Estado

O vereador usou a tribuna da Câmara para alogiar a atuação da cidade de Palmas no combate à violência ao implantar o projeto Guarda Quarteirão; Claudemir cobrou mais atuação do Estado na segurança

Portugal elogia implantação do Guarda Quarteirão
Descrição: Portugal elogia implantação do Guarda Quarteirão Crédito: Ascom

Implantado pela Prefeitura de Palmas, o projeto Guarda Quarteirão foi tema de abordagem na Câmara pelo vereador Claudemir Portugal na sessão desta quinta-feira, 12. O parlamentar destacou a eficácia da iniciativa, elogiou a prefeitura pela implantação e cobrou do Estado seu papel no trabalho na área de segurança pública.

 

"O Guarda Cidadão é um projeto que une o morador e o poder público em prol da segurança. O serviço é um papel do Estado, mas o cidadão precisa também colaborar, auxiliando as forças que compõem o efetivo ostensivo e preventivo. Como? Estando ainda mais atento, denunciando, alertando sobre pessoas com atitude suspeita e qualquer anormalidade que observar na sua quadra", afirmou o vereador, em entrevista após a sessão.

 

Para Portugal, com a implantação do projeto, a prefeitura está fazendo sua parte. "Mas o Estado deve fazer sua parte. A PM deve dar condições materiais para que os valorosos policiais possam fazer as rondas, o trabalho ostensivo importante para a segurança da comunidade".

 

A análise do vereador é feita com base nas informações de furtos e roubos ocorridos na cidade nos últimos dias, quando o Estado, alegando falta de recursos financeiros, determinou racionamento do uso de combustível para sua frota.

 

Eficácia

"O projeto já comprovou sua eficácia. Na quarta-feira, 11, foi apreendida uma moto roubada e usada num assalto na região norte da capital", complementou o vereador.

 

O Guarda Quarteirão é executado, inicialmente, nas quadras da 303, 305, 307 e 407 Norte. São, ao todo, 18 agentes e um microônibus, que conta com equipamento de videomonitoramento de alta tecnologia. "É um trabalho importante para a comunidade. Conheci o projeto e a tecnologia é fundamental para o combate e prevenção ao crime. Há, por exemplo, a troca de imagens e informações de pontos da cidade. Além disso, as informações são compartilhadas com agentes de trânsito e guardas municipais", declarou.

Comentários (0)