Cleiton Bandeira quer que candidaturas avulsas sejam autorizadas para eleição de 2018

Segundo o procurador, que é pré-candidato ao Governo do Tocantins, o atual modelo político falido baseado nos partidos é um dos responsáveis pela corrupção

Procurador é pré-candidato ao Governo do Tocantins
Descrição: Procurador é pré-candidato ao Governo do Tocantins Crédito: Divulgação

O procurador federal Cleiton Bandeira protocolizou na última sexta-feira, 06, uma ação judicial na qual requer que as candidaturas avulsas (sem partido) sejam autorizadas já para as eleições de 2018 no Tocantins.

 

O jurista defendeu que o monopólio dos partidos afasta o cidadão da política. “Acabamos de dar um grande passo em prol da democracia e da liberdade, pois queremos assegurar que os cidadãos de bem que não pactuam com os partidos possam recuperar o interesse pela política e poder contribuir com sua comunidade”, afirmou o procurador.

 

Segundo Cleiton Bandeira, que também é pré-candidato ao Governo do Tocantins, esse modelo político falido baseado nos partidos é um dos responsáveis pela corrupção. “A candidatura avulsa será a reforma política mais efetiva nesse país, pois vai forçar os partidos a se reformularem diante da concorrência dos candidatos independentes. Eu tenho um sonho de que nos livraremos dessa corrupção que mata dezenas de pessoas todos os dias, pela falta de saúde e de segurança, bem como rouba o futuro das crianças pela falta da educação”, finalizou Bandeira.

 

O tema se encontra no Supremo Tribunal Federal (STF) que está discutindo se é constitucional um candidato sem filiação partidária poder disputar eleições. Por unanimidade, o Tribunal reconheceu a repercussão geral da matéria. Segundo a decisão, a questão tem relevância social e política e por isso deve a decisão vai ser aplicada a todos os casos.

 

A ação foi ajuizada com pedido no liminar no Tribunal Regional Eleitoral e já foi distribuído e tem como relator o Juiz Agenor Alexandre da Silva e está sob o número 0600148-10.2017.6.27.0000.

 

Comentários (0)