Com 52,90% dos votos, Cleoman Correia vence eleições suplementares para prefeito

A apuração das urnas foi encerrada às 17h35, sendo registrados apenas 25 votos brancos e 75 nulos, representando respectivamente 0,51% e 1,51% do total do eleitorado

Eleitores indígenas compareceram para a votação
Descrição: Eleitores indígenas compareceram para a votação Crédito: Lucas Nascimento

O candidato a prefeito Cleoman Correia Costa (foto) e o vice-prefeito Clodoaldo Pereira do Nascimento, pela Coligação Humildade e Responsabilidade (SD e PR), foram eleitos com 2.545 votos, o equivalente a 52,90% dos votos válidos, nas eleições suplementares do município de Itacajá, neste domingo, 3. O ex-prefeito Manoel Pinheiro (PSDB) conquistou 2.248 votos, sendo 46,73% do total; e Raimundo Marcos (PT) conseguiu apenas 18 votos. A apuração das urnas foi encerrada às 17h35, sendo registrados apenas 25 votos brancos e 75 nulos, representando respectivamente 0,51% e 1,51% do total do eleitorado. De acordo com o calendário eleitoral os candidatos eleitos devem ser diplomados em até 15 dias, passando antes pela prestação de contas.

 

Dos 5.410 eleitores dos municípios, 91,21% compareceram as seções de votação, tendo uma abstenção de 8,795. Segundo a chefe de Cartório, Magna Regina Olimpo, as eleições ocorreram sem nenhuma intercorrência grave, “com destaque para as eleições limpas, sem sujeita de santinhos nas ruas e nas portas das seções eleitorais”.

 

O pleito também registrou a participação efetiva dos eleitores indígenas. Ao todo, no município de Itacajá 719 eleitores indígenas de 16 aldeias estavam aptos a votar, distribuídos em três seções instaladas dentro das aldeias Santa Cruz e Manoel Alves Pequeno.

 

Foram disponibilizadas duas tendas para concentração dos indígenas que eram transportados para as seções, ação destacada pelo juiz eleitoral Marcelo Rostirolla, “as estruturas impediram assim, a compra de voto, pois os carros que realizavam o transporte foram orientados a pararem apenas nesses locais facilitando a fiscalização”, disse.

 

A apuração dos votos foi acompanhada pelo presidente do Tribunal Regional do Tocantins (TRE-TO), desembargador Marco Villas Boas, juntamente com o diretor-geral José Machado e secretários, de forma simultânea e online, por meio do sistema Vídeo Wall instalado na sede do Regional. Todos os eleitores votaram por meio da identificação biométrica.

 

(Com informações da Ascom/TRE-TO)

Comentários (0)