Com abordagem de Schüller na Câmara, vereadores destacam transparência na gestão

Secretário de Finanças da Capital, Cláudio Schüller, apresentou em audiência na Câmara de Vereadores nesta 5ª dados da atual situação econômica de Palmas. Vereadores destacaram transparência da gestão

Milton Neris diz que gestão cortou na carne
Descrição: Milton Neris diz que gestão cortou na carne Crédito: Esequias Araújo

A redução de gastos e transparência no acesso às informações sobre a gestão financeira da Prefeitura de Palmas foram destacadas por vereadores durante audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira, 29, que analisou o balanço fiscal do quarto bimestre de 2015, feito pelo secretário de Finanças, Cláudio Schüller.

 

O vereador Milton Néris disse que o município tratou com responsabilidade sua parte, ao reduzir custos durante a crise econômica do país e a queda nos repasses federais neste ano. "A gestão teve que cortar na carne. Muitas medidas de contenção de despesas foram feitas, enquanto outros entes federativos trataram de aumentar impostos. Por isso, a situação orçamentária está melhor que outros poderes. Isso é importante para entrar 2016 sem dívidas e sem atraso no pagamento dos servidores".

 

Já Adão Ìndio, destacou a transparência na apresentação dos dados. Um dos principais membros da oposição, até mesmo Lúcio Campelo fez questão de ressaltar a transparência da gestão no fornecimento de informações a respeito de suas contas. Ele agradeceu a colaboração do secretário Schüller pela "presteza em dispor informações sobre orçamento solicitadas pelos vereadores oposicionistas". O vereador Jucelino Rodrigues também destacou a transparência em sua fala.

 

As contas

Técnicos da Secretaria de Finanças apresentaram os dados. Em seguida, Schüller fez uma abordagem analítica sobre os números. Ele informou, por exemplo, que houve aumento de 2% da receita em relação a 2014, sendo que a expectativa era de aumento da arrecadação em pelo menos 10%.

 

Conforme o secretário, a frustração de receita com a queda de repasses federais trouxe problemas à prefeitura. Ele também lembrou que só com o corte em 20% dos salários dos cargos comissionados e secretários, cancelamento do pagamento de férias e alguns benefícios dos servidores, entre outras medidas, a gestão conseguirá manter as contas no limite prudencial estabelecido por lei até dezembro de 2015.

Comentários (0)