Com contas rejeitadas pelo TRE, prefeito eleito de Taguatinga pode não assumir

O prefeito eleito de Taguatinga, Eronides Teixeira Queiroz (PSDB), acusado de capitação e gastos ilícitos de recursos para fins eleitorais não assumir o cargo.

O município de Taguatinga, localizado na região Sudeste do Estado, pode sofrer alteração no resultado das eleições ao cargo de prefeito. Isso porque tramita no Tribunal Regional do Tocantins (TRE-TO), processo em que o prefeito eleito, Eronides Teixeira Queiroz (PSDB), é acusado de capitação e gastos ilícitos de recursos para fins eleitorais, apoio político. Recursos arrecadados antes de abertura da conta bancária para a campanha eleitoral, conduta vedada. O processo é referente às eleições de 2010, quando Queiroz foi candidato a deputado estadual e ficou como suplente.

 

Na mesma ação, o Ministério Público Eleitoral (MPE) pede a cassação do diploma de suplente de deputado de Queiroz. Caso a Justiça defira o pedido, o prefeito pode ficar inelegível por até oito anos a contar da data das eleições em que ele concorreu ao cargo.

 

Caso a Justiça acate as alegações do MPE, o registro da candidatura de Queiroz fica inválido e desta forma, poderá assumir o 2º colocado nas eleições, o atual prefeito Ailton Crente (DEM).

 

Defesa responde

O advogado de defesa do prefeito eleito, Juvenal Klayber, informou que não houve irregularidades na prestação de contas de Queiroz. De acordo com o advogado, “o valor de gastos do partido na época para as eleições de deputado era de R$ 600 mil e Queiroz gastou apenas R$ 53 mil”. De acordo com o advogado, “os gastos de campanha do prefeito foram apresentados a Justiça por meio de recibos e os valores pagos somente depois da abertura da conta”.


 

Segundo Klayber, no seu ponto de vista, caso o prefeito eleito seja condenado o mesmo não fica inelegível, pois o registro de candidatura dele já foi deferido pela Justiça.

 

Tentativa de contato

O Portal T1 Notícias tentou contato com o prefeito eleito para que ele se pronunciasse sobre o caso, mas todas as chamadas foram encaminhas para a caixa de mensagens. Caso o Queiroz queira se pronunciar sobre o assunto, o espaço continua aberto.



 

Comentários (0)