Com emenda de Claudia, cerca de mil pessoas fazem testes gratuitos para Covid-19

Em Porto Nacional, a testagem teve início na segunda-feira, 08. Já foram testes realizados cerca de 1.000 testes até esta quinta, 11. Ao todo, a parlamentar disponibilizou 5 mil testes gratuitos

Crédito: Ascom deputada Claudia Lelis

Moradores de Porto Nacional estão desde o início desta semana realizando testes gratuitos para a Covid-19, disponibilizados através de emenda parlamentar da deputada estadual Claudia Lelis (PV). A testagem está acontecendo desde segunda-feira, 08, no centro da criança no setor Parque e são realizados em parceria com a Comunidade de Saúde Desenvolvimento e Educação - COMSAÚDE e com o Governo do Estado. Já foram testes realizados cerca de 1.000 testes. 

 

Nesta quinta-feira, 11, a deputada, juntamente da Secretária de Saúde de Porto Nacional, Lorena Vilela, da primeira-dama do município, Keila Viana, do secretário de planejamento, meio ambiente, habitação e regularização fundiária, Gefferson Barros, e membros da diretoria do COMSAÚDE estiveram acompanhado a testagem no Centro da Criança.

 

Os casos positivos são automaticamente encaminhados para o município para acompanhamento e tratamento. Com emendas de Claudia, foram disponibilizados de 5 mil testes rápidos à população de Palmas e Porto Nacional. 

 

“Como em Palmas, fiz questão de ver de perto como a testagem está sendo realizada em Porto Nacional e estou muito contente pela receptividade da prefeitura municipal e secretaria de saúde que nos ajudaram muito nesse processo. Eu sempre defendi desde o início da pandemia, que houvesse o maior número de pessoas testadas como forma de prevenção e controle da doença. Testagem é segurança, além de ajudar quem tem algum sintoma a buscar tratamento imediatamente”, ponderou Claudia Lelis.

 

A secretária de saúde municipal destacou a importância da testagem para população. “É muito importante esta testagem e parabenizo a parceria da COMSAÚDE e a deputada Claudia Lelis, pois a testagem nos ajuda a traçar perfil epidemiológico do município e trabalhar no combate da pandemia”, reforçou Lorena.

 

Para a primeira-dama da cidade, Kelia Viana, os testes são essenciais para população. “Eu parabenizo a importância deste projeto com recurso da deputada Claudia Lelis porque atende a população mais vulnerável do município, ajudando no combate desta pandemia”, afirmou Keila. 

 

O presidente da COMSAÚDE, Ibis Alan, lembrou que “é muito importante executar e participar de  uma ação onde o recurso público cumpre o seu papel e com isso atender as comunidades mais carentes. Parabéns a todos que participaram desta ação e a deputada Claudia Lelis que nos destinou os recursos necessários para esta testagem tão importante no combate à Covid-19”, afirmou o presidente. 

 

Horário dos testes

 

Para realizar o teste, basta comparecer ao hospital Padre Luso, em Porto Nacional, das 09h às 16h. O local possui espaços individuais, com distanciamento recomendando para se evitar a contaminação do Coronavírus, e com profissionais da área da saúde paramentados com EPI's.

Comentários (0)