Com emenda de Claudia, mais de 1,5 mil pessoas fazem testes gratuitos para Covid-19

Dos 1.500 testes realizados, cerca de 10% tiveram resultado positivo. Ao todo, a deputada estadual destinou recursos para a realização de 5 mil testes em Palmas e Porto Nacional

Crédito: Divulgação/Ascom da parlamentar

A deputada estadual Cláudia Lelis (PV) e o defensor público e coordenador do núcleo da saúde, Freddy Alejandro Solórzano, estiveram na manhã desta quinta-feira, 4, acompanhando a ação de testagem gratuita para Covid-19, que ocorre no hospital Padre Luso, no Aureny III, em Palmas. Os testes são realizados em parceria com a Comunidade de Saúde Desenvolvimento e Educação (COMSAÚDE) e com o Governo do Estado. 

 

Desde o início da testagem, na segunda-feira, 1º, foram realizados 1.500, com uma média de 10% positivo. Os casos positivos são automaticamente encaminhados para o município para acompanhamento e tratamento. Foram disponibilizados de 5 mil testes rápidos de Covid-19 à população de Palmas e Porto Nacional. 

 

Acompanhada pela diretora do Hospital Padre Luso, Maria Alice de Araújo, e membros do COMSAÚDE, a deputada e o defensor público verificaram como está processo de testagem, a estrutura montada e os cuidados de segurança adotados com os profissionais e a população. Eles também conheceram a estrutura do hospital e visitaram as obras que estão em execução para ampliação do Padre Luso. 

 

“Fiz questão de ver de perto como a testagem está sendo realizada, porque sempre defendi desde o início da pandemia que houvesse o maior número de pessoas testadas. Então firmei essa parceria com o COMSAÚDE para destinar emenda e realizar a testagem gratuita da população de Palmas e Porto Nacional. Testagem é segurança, além de ajudar quem tem algum sintoma a buscar tratamento imediatamente”, ponderou Claudia Lelis. 

 

Freddy Alejandro considerou a iniciativa de extrema importância para a comunidade da região sul de Palmas. “Muitas vezes a população não tem como pagar o teste e sabemos da dificuldade do acesso à rede pública. Além disso, com essa testagem, ainda é possível aferir como está o andamento da Covid-19 na região, de forma a garantir um controle mais célere para que o vírus não possa se disseminar e contagiar ainda mais pessoas”, declarou. 

 

Para a diretora geral do Padre Luso, Maria Alice, aumentar a testagem é fundamental para o conhecimento real do número de contaminados. “A destinação de recursos da deputada foi fundamental para ajudar na testagem, pois com mais pessoas testadas temos uma maior segurança para todos, além de melhorar nossas ações de saúde ”, defendeu a diretora. 

 

Testagem

 

Para realizar o teste basta comparecer ao hospital Padre Luso, no Aureny III, de 09 às 14h. O local tem espaços individuais, com o distanciamento recomendando para evitar a contaminação do vírus e profissionais da área da saúde paramentados com EPI's. A testagem gratuita só foi possível devido a disponibilização de emenda parlamentar da deputada estadual Claudia Lelis (PV).

 

Para realização da testagem, estão montadas estruturas na porta do Hospital Padre Luso em Palmas até sábado, mas a expectativa é continuar a testagem até terminar o estoque de testes rápidos. 

 

Já em Porto Nacional, a testagem terá início na segunda-feira, 08, no setor Eduardo Brigadeiro Ramos, em frente à sede do Centro das Crianças da COMSAÚDE. Serão 1.000 testes na cidade. 

 

A estimativa é que sejam realizados 150 testes por dia pela equipe. Os testes serão realizados por ordem de chegada até o horário determinado por dia, em espaços individuais e com distanciamento recomendando para evitar a contaminação. Profissionais da área da saúde estarão paramentados com os EPIs indispensáveis.

Comentários (0)