Com emenda de Dorinha, programa de prevenção às drogas capacitará 1,5 mil professores

A deputada destinou emenda de R$ 500 mil para aquisição e entrega de conteúdos didáticos para suporte e apoio dos participantes dos seminários, oficinas e palestras do programa Escudos em Palmas

Ricardo Ribeirinha, secretário Dr. Quirino e deputada Dorinha.
Descrição: Ricardo Ribeirinha, secretário Dr. Quirino e deputada Dorinha. Crédito: T1 Notícias

Após participar nesta quinta-feira, 27, em Palmas, da apresentação técnica pedagógica do programa Escudos, que capacitará 1.500 professores na Capital, a deputada federal Professora Dorinha (DEM/TO) destacou, em coletiva de imprensa, a mudança comportamental que o projeto objetiva atingir partindo do ambiente escolar. Dorinha destinou emenda de R$ 500 mil para a execução do programa, que prevê formar rede de proteção social realizada pelo Instituto Recriar Vidas em parceria com a Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça. Estavam presentes na coletiva o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Dr. Quirino Cordeiro, e do diretor-geral do Instituto Recriar Vidas, Ricardo Ribeirinha.

 

O recurso foi destinado para a aquisição e entrega de conteúdos didáticos para suporte e apoio dos participantes dos seminários, oficinas e palestras nas unidades escolares, bem como na formação desses profissionais para o desenvolvimento de medidas de prevenção às drogas. Após a capacitação, a expectativa é que os conhecimentos cheguem a cerca de 43 mil alunos de Palmas.

 

“O nosso trabalho é acreditar nesse espaço escola. A gente muda comportamento, eu acredito na mudança da sociedade a partir do debate realizado no espaço escolar”, enfatizou a deputada, acrescentando que o objetivo é que o Escudos realize um processo de construção de aprendizado ativo. “A ideia é trabalhar nesse conjunto de onda, para fazer uma movimentação de mudança de comportamento”.

 

A parlamentar ressaltou que o conceito é que o projeto seja executado de acordo com a realidade de cada espaço. “A gente vai trabalhar com base logicamente na educação, mas o trabalho de Palmas também vai ter base nas comunidades, espaço territorial. Eu vejo como uma ideia de fortalecer experiências locais, que as instituições conheçam a realidade e, a partir da realidade, consigam trabalhar no seu espaço, no seu território, com as forças e fragilidades que existem”.

 

Ricardo Ribeirinha reforçou que o Instituto Recriar Vidas é o único credenciado no Governo Federal e que está feliz em desenvolver as ações. “Nós estamos dando as mãos em um momento delicado, a pandemia escancarou um monte de problemas pedagógicos e psicológicos. É um projeto muito inovador porque nós vamos realizar com profissionais extremamente capacitados. Vamos fazer 20 palestras territoriais em diversos pontos de Palmas. Estamos muito felizes com isso, dando um respaldo muito grande no fortalecimento dessa política. A minha gratidão à deputada Dorinha, que inovou essa forma de fazer política”, disse o diretor-geral do Instituto.

 

O Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Dr. Quirino Cordeiro, explicou que a essência principal é oferecer ferramentas para que as crianças e adolescentes consigam lidar com as dificuldades. “Nós precisamos trabalhar para ofertar para essas pessoas, crianças e adolescentes, ferramentas para lidarem com situações difíceis, que possam causar nelas dificuldades que poderiam favorecer o contato com as drogas. A nossa ideia é que possamos ajudar aquela criança a se instrumentalizar. Essas estratégias abarcam outros indicadores, não só reduz o uso de drogas, mas impacta também em outros, como a violência, o bullying escolar, então reduz uma série de problemas que estão relacionadas a dificuldades que as pessoas tem de lidar com situações”, considerou.

 

Projeto Escudos

 

Ao todo, o projeto será implantado em 12 municípios do Tocantins, também com emenda da deputada Claudia Lelis (PV). São eles: Araguacema, Divinópolis, Cristalândia, Formoso do Araguaia, Porto Nacional, Palmas, Chapada da Natividade, Natividade, Dianópolis, Novo Jardim, Combinado, Aurora e Taguatinga.

 

Nas 12 cidades serão formados 400 agentes multiplicadores de políticas de prevenção ao uso de drogas, com foco na formação de uma rede de proteção social. Ao término do programa, espera-se o atendimento direto e indireto de 12 mil pessoas, por meio da entrega de conteúdos didáticos e promoção de ações nas cidades contempladas.

 

Instituto Recriar Vidas

 

O Instituto Recriar Vidas é uma instituição brasileira focada nas ações de prevenção ao uso de drogas, estudo e promoção de iniciativas ligadas a saúde mental, aos fatores psicossociais e vulnerabilidades associadas. Atualmente, promove por meio de parcerias, incluindo a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas – SENAPRED, ações de formação de equipes de multiplicadores em iniciativas de prevenção ao uso de drogas e vulnerabilidades sociais associadas, por meio do método de instrumentalização pedagógica e psicológica, utilizando a experiência e vivência reais como princípio de reconstrução e valorização da vida.

Comentários (0)