Com emenda de Eli, Plano Estadual exclui diversidade e foca família tradicional

O PEE foi aprovado na sessão conjunta das Comissões com a emenda aditiva-modificativa do deputado Eli Borges que segundo ele, "preserva os valores da família tradicional como célula mátria da sociedade".

Deputado estadual Eli Borges
Descrição: Deputado estadual Eli Borges Crédito: Bonifácio/T1Notícias

O Plano Estadual de Educação (PEE) foi aprovado na sessão conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Educação e de Defesa do Consumidor com a emenda substitutiva proposta pelo deputado Eli Borges (PROS) que segundo ele deixou “claro os valores biológicos da família e a defesa da família tradicional”. O texto segue para a aprovação do Plenário ainda nesta quinta. 

 

“A emenda que eu apresentei ela preserva os valores da família tradicional como célula mátria da sociedade, como base da ciência e biologia e da criação que é a bíblica”, foi o que o deputado disse em entrevista ao T1 Notícias ao ressaltar que apesar disso não aceita “qualquer forma de discriminação”, pois o deputado destacou que apoia “as minorias indígenas, quilombolas, afrodescendentes e a política de não discriminação”.

 

Em um dos pontos da emenda o deputado acrescentou o inciso XII no artigo 2º do PEE com o seguinte texto: “O reconhecimento da precedência da família na educação escolar até o término do ensino médio, fortalecendo e tornando efetiva a participação dos pais/mães nas políticas pedagógicas que tratem do assunto”.

 

Outro ponto apresentado e aprovado pelo deputado é o texto conforme o T1 já havia adiantado em que as palavras diversidade e gênero foram retiradas do texto.

 

O deputado Zé Roberto (PT) que devolveu o PL nesta quinta e esteve junto ao deputado Eli na elaboração da emenda disse ao T1 que “mesmo que seja tirado diversidade está garantindo que todas as discussões, toda a formação seja dada na rede pública”, para Zé Roberto a democracia está garantida no texto. “Eu tenho a segurança da redação como foi feita. A gente tem certeza que está resguardando o setor que o deputado representa, mas traz a garantia da democracia dentro das escolas”, disse. 

Comentários (0)