Com Lira na presidência, nova Mesa Diretora da Câmara é eleita: confira cargos

A Mesa Diretora foi eleita nesta quarta-feira, 3. A Comissão administrará a Câmara dos Deputados em conjunto com o presidente Arthur Lira no biênio 2021-2022.

 Sessão realizada nesta terça, 3, para a eleição da Mesa Diretora da Casa.
Descrição: Sessão realizada nesta terça, 3, para a eleição da Mesa Diretora da Casa. Crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

A nova Mesa Diretora para comandar a Câmara dos Deputados no biênio 2021-2022, em conjunto com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), foi eleita nesta quarta-feira, 3. Os 10 parlamentares ocuparão os cargos de primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário. Quatro cargos são suplentes, que podem substituir os titulares, em caso de ausência. 

 

A comissão será responsável pela administração da Câmara, além de algumas medidas de cunho político. Nove cargos foram eleitos em primeiro turno e somente a disputa pela função de 2º secretário foi disputada em segundo turno, com a vitória de Marília Arraes (PT-PE). São seis cargos titulares e três deles serão ocupados por mulheres no colegiado do presidente Arthur Lira. 

 

A Mesa da Casa é constituída pelo presidente, duas vice-presidências e quatro secretarias, sendo cada uma atribuída a funções específicas na Câmara. 

 

Quem são os deputados eleitos e quais os cargos

 

Marcelo Ramos (PL-AM) foi eleito como primeiro vice-presidente, cargo em que substitui o presidente e desenvolve pareceres de projetos de resolução.  

 

O segundo vice-presidente é André de Paula, do PSD de Pernambuco, função que pode substituir o presidente ou o primeiro vice, além de examinar pedidos de ressarcimento de despesa médica dos parlamentares. 

 

O deputado Luciano Bivar (PSL-PE) foi eleito como 1º secretário, responsável pela administração do orçamento da Câmara, podendo aprovar ou não obras e reformas. 

 

Marília Arraes, do PT de Pernambuco, será a 2º secretária, cuja função é atribuída para resolver a respeito de assuntos de passaportes diplomáticos.

 

Do PSDB do Mato Grosso do Sul, a deputada Rose Modesto autorizará o reembolso de passagens aéreas e analisará justificativa de faltas, além de solicitações de licença. O cargo é de 3º secretária.

 

A deputada Rosângela Gomes (Republicanos-RJ) ocupa o cargo de 4ª secretária, atribuída para supervisionar a concessão de apartamentos e e pagamento de auxílio moradia dos parlamentares. 

 

Os suplentes, que devem substituir os cargos titulares em caso de abstenção e participar de reuniões são os deputados Eduardo Bismarck (PDT-CE); Alexandre Leite (DEM-SP); Gilberto Nascimento (PSC-SP) e Cassio Andrade (PSB-PA). 

 

Presidência 

 

Com o apoio de Bolsonaro, Arthur Lira foi eleito no primeiro turno de votação na última segunda-feira, 1º, com 302 votos, contra 145 votos de Baleia Rossi (MDB-SP). 

 

Eleição da Mesa 

 

No dia da eleição que conduziu Arthur Lira à presidência da Câmara, dia 1º, o deputado alagoano convocou nova sessão para a eleição da Mesa Diretora no dia 2. Lira argumentou que o bloco rival, de Baleia Rossi, protocolou os documentos para a composição após o prazo estipulado. A decisão desintegrou a composição do bloco formado pelo PT, MDB, PSDB, PSB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede, e, com isto, o PT poderia perder o direito à 1ª secretaria, função administrativa importante na Câmara. 

 

Contudo, deputados do bloco defenderam que o problema com o atraso de documentos foi devido a um problema no sistema eletrônico da Casa, que atrasou os o protocolo de documentos. Adiada para a terça-feira, 2, a eleição só ocorreu na manhã desta quarta-feira, 3, após reunião de líderes políticos e Arthur Lira conceder a inclusão do bloco adversário na disputa.

Comentários (0)