Com seções vazias neste domingo, abstenção do eleitor pode ser superior à do 1º turno

A equipe do T1 Notícias visitou algumas zonas eleitorais nesta manhã, por volta das 10h, e verificou apenas um pequeno movimento tanto no centro de Palmas como na região de Taquaralto

Na região Sul de Palmas seção eleitoral teve baixo movimento
Descrição: Na região Sul de Palmas seção eleitoral teve baixo movimento Crédito: T1 Notícias

Na manhã deste domingo, 24, horário em que a maioria dos eleitores escolhe para votar em dia de eleição, boa parte das seções eleitorais na Capital estiveram vazias ou com pouquíssimos moradores comparecendo ao segundo turno da eleição suplementar que definirá o governador e vice do Tocantins nos próximos meses, em mandato tampão que encerra no dia 31 de dezembro.

 

A equipe do T1 Notícias visitou algumas zonas eleitorais nesta manhã, por volta das 10h, e verificou apenas um pequeno movimento tanto no centro de Palmas como na região de Taquaralto. Em duas escolas que costumam reunir um grande número de eleitores - Escola Estadual Frederico Pedreira (centro) e Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo (região Sul) – o movimento pela manhã foi pequeno.

 

Conforme informações do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, a abstenção, votos em branco ou nulos não alteram o resultado do pleito. Os candidatos serão eleitos pelo total de votos válidos registrados. No primeiro turno, realizado no último dia 3, 30% dos eleitores não compareceram às e 13% votaram branco ou nulo. De um total de um milhão de eleitores no Estado, mais de 440 mil não escolheram nenhum dos sete candidatos no primeiro turno e, conforme o baixo movimento registrado neste domingo, a possibilidade é que a abstenção seja ainda maior neste segundo turno.

 

O voto é obrigatório para os eleitores de 18 a 70 anos e o não comparecimento deve ser justificado em até 60 dias. O eleitor que não vota e não justifica pode ter o seu título eleitoral cancelado e até ser impedido de tomar posse em cargos públicos, além de sofrer outras consequências. A votação começou às 8 horas e segue até às 17 horas.

Comentários (0)