Comissão para fiscalizar atendimentos em hospitais é proposta por Elenil

O deputado explica que a equipe seria formada por servidores da própria Sesau e, depois da conclusão da primeira etapa nos maiores hospitais, o trabalho poderia ser levado para outras unidades.

Deputado estadual Elenil da Penha
Descrição: Deputado estadual Elenil da Penha Crédito: Dicom/AL

O deputado estadual Elenil da Penha (PMDB) solicitou que a Secretaria de Saúde do Tocantins nomeie uma comissão para acompanhar de perto e fiscalizar os atendimentos nos hospitais gerais de Araguaína e Gurupi e no Hospital Geral de Palmas. Segundo o parlamentar, as informações reunidas por este grupo de trabalho seriam usadas para orientar as ações da Sesau no sentido de resolver ou amenizar, os sérios problemas enfrentados por pacientes na rede pública de saúde do estado.

 

“Os problemas são, geralmente, os mesmos nestes hospitais: falta de medicamentos e insumos, demora nos atendimentos e na realização de cirurgias, equipamentos quebrados e estrutura precária. São falhas que nós, deputados, temos constatado através de visitas a estes locais e por meio de depoimentos de pacientes e servidores. A questão é que não é feito um acompanhamento mais aprofundado destas deficiências e, com isso, apesar de elas serem conhecidas, não há um planejamento de ações eficiente para superá-las. A comissão que eu proponho ficaria responsável por realizar este levantamento e teria legitimidade para, além de avaliar e propor soluções, tomar as providências necessárias para resolver as demandas”, afirmou Elenil.

 

O deputado explica que a equipe seria formada por servidores da própria Sesau e, depois da conclusão da primeira etapa nos maiores hospitais, o trabalho poderia ser levado para outras unidades. “Em um primeiro momento, a comissão iria vistoriar a situação dos hospitais gerais de Araguaína e Gurupi e do Hospital Geral de Palmas. A execução de serviços terceirizados seria supervisionada. Pacientes, profissionais da saúde e comunidade seriam ouvidos. Concluída essa fase e desenvolvidas as ações iniciais, o grupo poderia ser direcionado para unidades de saúde em outras cidades populosas, como Porto Nacional, Paraíso, Araguatins e Colinas”, argumentou.

 

A proposta de criar uma comissão para fiscalizar os atendimentos nos maiores hospitais do Tocantins consta de um requerimento apresentado por Elenil na Assembleia Legislativa (AL). “Durante uma reunião na Sesau, eu apresentei esta ideia ao secretário Samuel Bonilha e, agora, reforço a minha solicitação através de um requerimento, que, depois de aprovado na Casa, será encaminhado à Secretaria de Saúde. Espero que a proposta seja analisada o quanto antes e que a população tocantinense possa contar ainda este ano com o importante papel que será desempenhado por esta comissão”, concluiu o deputado.

 

Comentários (0)