Cunha tem o mandato suspenso pelo STF e é afastado da presidência da Câmara

Ministros do STF decidiram na tarde desta quinta-feira, 05, manter o afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha

STF afasta Cunha da presidência da Câmara
Descrição: STF afasta Cunha da presidência da Câmara Crédito: Divulgação

Em sessão do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), desta quinta-feira, 05, os ministros decidiram por unanimidade,  suspender o mandato do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e, em consequência, o afastar da presidência da Câmara dos Deputados. 

 

Os 11 ministros votaram contra Eduardo Cunha, mantendo a liminar expedida na manhã desta quinta-feira pelo ministro Teori Zavasck.

 

O afastamento de Cunha do cargo atendeu a um pedido feito pelo pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em dezembro do ano passado. Segundo a PGR, Cunha utilizava a posição de presidente da Câmara para obstruir investigações contra ele realizadas pela Operação Lava Jato. O pedido feito pela PGR citou 11 pontos que, segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, justificam o afastamento de Cunha.

 

O 1º vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), assumiu a presidência da Câmara interinamente. Ele é um dos políticos investigados pela Operação Lava Jato e é um conhecido aliado de Cunha.

 

 

 

(Com informações do UOL Notícias)

(Atualizada às 18h:12 do dia 05 de maio)

Comentários (0)