Denúncia contra ex-prefeito de Chapada de Areia é ajuizada pelo Ministério Público

O ex-gestor é investigado por suposto desvio de verbas públicas no valor de quase R$ 300 mil

As irregularidades teriam sido praticadas entre 2005 e 2007
Descrição: As irregularidades teriam sido praticadas entre 2005 e 2007 Crédito: Divulgação

O ex-prefeito do município de Chapada de Areia, Raimundo Carreira Varão, que está sendo investigado pelo suposto desvio de verbas públicas, praticado entre os anos de 2005 e 2007, é alvo de uma denúncia criminal ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE). Também foi proposta pelo promotor de Justiça Gustavo Schult Junior, da Comarca de Pium, uma ação civil pública em razão dos mesmos fatos, visando garantir a reparação do dano causado ao erário.

 

De acordo com MPE, a denúncia é fundamentada em decisão do pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que julgou irregulares as contas do ex-gestor por prejuízos causados ao erário municipal na ordem de R$ 298.653,45, decorrentes da construção de obras de infraestrutura superfaturadas e de irregularidades na contratação de serviços. O órgão fiscalizador de contas condenou o gestor em 2018, com base em auditoria que incluiu fiscalizações técnicas in loco.

 

Entre as supostas práticas irregulares, estão o superfaturamento na construção de mata-burros, de pontes e de um campo de futebol e o superfaturamento na locação de veículos. Também consta, segundo a denunciam, que a gestão teria elaborado contratos fictícios, referentes a serviços que não foram prestados, com o objetivo de sacar os valores referentes aos pagamentos em proveito próprio do prefeito.

 

O T1 Notícias tentou contato com o ex-prefeito, mas não obteve sucesso. O Portal reforça que o espaço para resposta permanece aberto ao ex-gestor, caso queira se pronunciar sobre o assunto. 

 

(Com informações de Flávio Herculano - Ascom - MPE)

Comentários (0)