Depois de Borges da Silveira, vice-reitor da Unitins é exonerado

Nesta quinta-feira, 11, o vice-reitor da Unitins foi comunicado que havia sido exonerado do cargo pelo governador Siqueira Campos.

O vice-reitor da Unitins, Fernando Spanhol, foi comunicado nesta quinta-feira, 11, de sua exoneração do cargo na Fundação, conforme confirmado ao Portal T1 Notícias pelo atual reitor Joaber Divino Macedo. De acordo com o reitor, Fernando não está mais na instituição.

Ainda segundo Macedo, a decisão foi do governador Siqueira Campos (PSDB). “Tanto eu como ele fomos notificados hoje. A decisão foi do governador Siqueira Campos, ele apenas recebeu a notificação e já não está mais na instituição”, informou o reitor.

De acordo com Macedo, a exoneração faz parte da reestruturação da equipe e quem assume o cargo é o professor Arison José Pereira. "Estamos passando por uma reestruturação da equipe e quem assume é o professor Arison José. Ele corresponde ao perfil e é muito bem conceituado, é doutor e avaliador do MEC". informou. 

Ainda ontem o governador Siqueira Campos exonerou o secretário da Ciencia e Tecnologia, Borges da Silveira. Ao Portal T1, Silveira declarou que “não houve muita conversa com o governador. Apenas me chamou e fui comunicado. Acredito que o motivo foi minha amizade com o Amastha. Também não teve muitas justificativas, apenas disse ao governador que ele estava mal informado”, explicou o ex- secretário.

Ainda de acordo com Borges da Silveira, ele já estava organizando para deixar a Pasta. “Já estava me programando para deixar a secretaria daqui uns três meses e ir embora daqui”, afirmou. Borges da Silveira ocupou o cargo de ministro da Saúde no governo do ex-presidente José Sarney.

Governador explica

Em nota a imprensa o goverador explicou que Borges da Silveira já havia comunicado que deixaria a pasta e a presidência da Fundação Redesat em dezembro deste ano e por isso o governador Siqueira Campos antecipou o afastamento do ex-secretário para evitar insegurança administrativa na Pasta no período que antecederia a saída do gestor.

Ainda na nota, o governador informou que a exoneração de Fernando Spanhol ocorreu para permitir que o atual reitor indique um nome afinado com a vida acadêmica da instituição, já que o exonerado veio do Paraná por indicação do ex-secretário Borges da Silveira, pois a Unitins é vinculada a Secretaria da Ciência e Tecnologia.

Confira a nota na íntegra

Com relação à exoneração pelo Governo do Estado do Sr. Borges da Silveira da Secretaria da Ciência e Tecnologia, diante das constantes especulações, a Secretaria da Comunicação do Tocantins tem a informar que:

 1 – Há cerca de um mês o então secretário comunicou ao Governador Siqueira Campos que deixaria a pasta e a presidência da Fundação Redesat no mês de dezembro próximo, alegando alto custo para permanência em Palmas, já que se deslocava constantemente para Curitiba. 

2 – Diante da decisão do ex-secretário, o Governador Siqueira Campos achou por bem antecipar o afastamento de Borges da Silveira para evitar insegurança administrativa na Secretaria de Ciência e Tecnologia no período que antecederia a saída do gestor. 

3- Quanto à exoneração do Sr. Fernando Spaniol do cargo de vice-reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o fato ocorreu para permitir que o reitor Joaber Macedo indique um nome afinado com a vida acadêmica da instituição, já que o exonerado veio do Paraná por indicação do ex-secretário Borges da Silveira, que comandava a Secretaria da Ciência e Tecnologia, à qual a Unitins é vinculada.

 

Palmas, TO, 11 de outubro de 2012.

(Atualizada às 19h15)

Comentários (0)