Deputada Luana Ribeiro reforça que foco da nova gestão da AL serão os municípios

De acordo com a deputada, atuação da nova diretoria da Assembleia será voltada para os municípios. "Queremos que esta gestão seja municipalista, com foco na população", afirma

Mesa diretora da AL foi empossada nesta quarta
Descrição: Mesa diretora da AL foi empossada nesta quarta Crédito: Isis Oliveira

O deputado Mauro Carlesse (PHS) e a deputada Luana Ribeiro (PDT) assumiram, respectivamente, a presidência e a vice-presidência da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2019 nesta quarta-feira, 1º. De acordo com  o presidente Carlesse, sua intenção é fazer uma gestão municipalista. “Vivemos uma nova era, um momento novo. Nosso dever é ajudar o Estado. Será uma gestão municipalista”,  disse.

 

A vice-presidente Luana Ribeiro também reforçou a atuação com foco nos municípios. “A pessoas querem os poderes públicos mais próximos a elas. Queremos que esta gestão seja municipalista, com foco na população. Esperamos um Parlamento mais fortalecido e que atenda aos anseios da população”, destacou. 

 

Os 139 municípios foram homenageados logo na entrada da Assembleia: um corredor foi formado com as bandeiras de cada município. Além disso, entre nas novidades, estão as galerias permanentes dos ex-presidentes e dos deputados eleitos nesta legislatura. A sessão especial de posse contou com as apresentações do Hino Nacional pela banda da Polícia Militar, da Companhia de Dança Comove e dos cantores Anderson Camacho e Cíntia Abreu com a interpretação do Hino ao Tocantins.

 

Mesa Diretora

No protocolo solene, após sua posse, Carlesse oficializou os demais membros da Mesa Diretora: a deputada Luana Ribeiro (PDT), eleita a 1ª vice-presidente; o deputado Toinho Andrade (PSD), como 2º vice, e o deputado Jorge Frederico (PSC), como 1º secretario. Os parlamentares Nilton Franco (PMDB), Cleiton Cardoso (PSL) e Zé Roberto (PT), ocupam respectivamente os cargos de 2º, 3º e 4º secretários.

 

A solenidade contou com a presença do governador Marcelo Miranda (PMDB); prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino (PMDB); vice-governadora, Claudia Lelis (PV); presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador José do Lago Folha Filho (PSD); presidente do TCE, Manoel Pires; presidente MPE, Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renout; arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães; e a vice-prefeita de Palmas Cinhtia Ribeiro (PSDB), dentre outras autoridades políticas, judiciais e militares, populares e familiares dos empossados.

 

Biografia do presidente

Mauro Carlesse nasceu no município de Terra Boa, Paraná, em 25/06/1960. No Tocantins, ocupou-se como empresário e agropecuarista. Iniciou a carreira política ao se filiar ao Partido Verde (PV) em 2011, quando então já exercia a presidência do Sindicato Rural de Gurupi. Foi candidato a prefeito daquela cidade nas eleições de 2012. Em 2013, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e candidatou-se a deputado estadual em 2014, conquistando uma vaga para a 8ª Legislatura. Atualmente é filiado ao PHS. No dia 08 de julho de 2016 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins para o biênio 2017/2019.

 

Biografia da vice-presidente

Luana Ribeiro nasceu em Goiânia (GO). É formada em Turismo, filha do senador João Ribeiro (in memoriam) e da empresária Belisa Ribeiro, e  mãe de João Frederico e Pedro. Nas últimas eleições, conquistou pela terceira vez uma vaga na Assembleia Legislativa, entre os mais bem votados. Faz parte da Mesa Diretora há três mandatos e membro de importantes comissões  como Educação,Saúde e Segurança Pública. É dela a autoria do anteprojeto de lei que reduziu de 40 para 30 horas a jornada de trabalho dos profissionais da saúde e a Lei do Parto Humanizado. Em 2016, filiou-se ao PDT e foi reeleita vice-presidente da Mesa Diretora para o primeiro biênio 2017-2018. (Com informações AL/ASCOM)

Comentários (0)