Palmas, Tocantins -

Política


Divulgação Institucional
105 visualizações

Deputado Antonio Andrade inaugura sinal da TV Assembleia em Araguaína

Andrade também participou da assinatura de ordem de serviço das obras do Hospital Geral de Araguaína e da formatura do 1º Curso de Policiamento Ostensivo Rural do Estado do Tocantins
- Atualizada em
Joelma Cristina

O deputado Antonio Andrade (PTB) inaugurou oficialmente o sinal da TV Assembleia em Araguaína. O governador Mauro Carlesse e outras autoridades participaram do evento e de outras duas inaugurações que preveem transformar o município e região. As solenidades aconteceram na quinta-feira, 11.

 

O primeiro evento foi o lançamento oficial do sinal digital da TV Assembleia (20.2). A expansão da TV para as maiores cidades do Tocantins vem sendo planejada por determinação do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Antonio Andrade (PTB). Para o parlamentar, essa expansão do sinal é fundamental para dar transparência às ações da Casa de Leis e ao mesmo tempo mostrar o trabalho realizado pelos deputados.

 

“A partir de agora, toda a população de Araguaína e das cidades circunvizinhas terão a oportunidade de acompanhar o trabalho dos deputados”, explicou, acrescentando que a intenção é levar o sinal da TV às 20 maiores cidades tocantinenses, alcançando cerca de um milhão de pessoas.

 

Desde o dia 1º deste mês, os araguainenses e moradores das cidades vizinhas podem acompanhar a programação da TV Assembleia, em sinal aberto digital.

 

A programação da TV Assembleia inclui a transmissão dos trabalhos parlamentares, ao vivo, durante as sessões ordinárias e solenes, audiências públicas, reuniões das comissões permanentes, entre outros eventos do Legislativo estadual.

 

Além de democratizar o acesso às ações da Assembleia, a TV populariza a informação por meio de noticiários, conhecimentos (como cursos a distância), cultura e lazer, exibição de conteúdos e informativos nacionais.

 

Hospital Geral de Araguaína

 

Logo após, Antonio Andrade e autoridades prosseguiram para o segundo evento do dia: a assinatura da ordem de serviço para retomada da construção do Hospital Geral de Araguaína.

 

A obra está dividida em três etapas e, para a primeira fase, foram destinados R$ 30 milhões do orçamento do próprio Estado. De acordo com o governador Mauro Carlesse, o reinício da obra só foi possível em virtude das medidas de ajustes fiscais para reduzir gastos e enquadrar o Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que culminou na recuperação da capacidade de investimentos do governo do Tocantins.

 

“O resultado é esse: o Hospital Geral de Araguaína é uma de nossas prioridades e um compromisso nosso com essa região. Pretendemos entregar a primeira etapa em 15 meses”, garantiu. O governador também mencionou que foi graças às medidas duras, mas necessárias, que estão em andamento outros investimentos importantes para o desenvolvimento do Estado, como as obras do Hospital Geral de Gurupi e da ponte de Porto Nacional.

 

Antonio Andrade lembrou que obra estava parada há 11 anos e destacou que o governador está lançando a maior obra da gestão em Araguaína e uma das maiores do Estado. “É resultado de organização e planejamento, que conseguiu equilibrar as contas públicas, enquadrar o Estado na Lei de Responsabilidade Fiscal e realizar os investimentos. Vamos transformar Araguaína e o Tocantins em um canteiro de obras”, enfatizou Andrade.

 

Os demais deputados que representam a região na Assembleia Legislativa, os deputados Jorge Frederico (MDB), Valderez Castelo Branco (PP), Elenil da Penha (MDB), Olyntho Neto (PSDB), Luana Ribeiro (PSDB), Ricardo Ayres (PSB) e Issam Saado (PV) também comemoraram o início das obras.

 

Policiamento Rural

 

Andrade e demais autoridade seguiram para 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM), onde participaram da formatura do 1º Curso de Policiamento Ostensivo Rural do Estado do Tocantins.

 

Durante o curso, os militares foram instruídos acerca da doutrina de policiamento rural, práticas de prevenção aos crimes, abordagem em ambiente rural, noções de sobrevivência no cerrado, direção off-road, dentre outros.

 

A Patrulha Rural tem como objetivo promover a aproximação com a comunidade agrícola/rural, aperfeiçoar o policiamento ostensivo para reprimir a prática de crimes contra a vida, dilapidação de patrimônio e roubo a caixas eletrônicos na região, além de apoiar o policiamento ordinário na sede dos municípios.

 

Durante o evento, o governador também entregou equipamentos de uso não letal para a unidade.