Deputados criticam pesquisas e cobram mais rigor nos resultados

Durante sessão da Assembleia Legislativa realizada nesta quarta-feira, 10, os deputados Wanderlei Barbosa (PEN), Josi Nunes e Eli Borges, ambos do PMDB usaram a tribuna para criticar a imprensa sobre a cobertura das eleições deste ano.

Os deputados Wanderlei Barbosa (PEN), Josi Nunes e Eli Borges, ambos do PMDB, usaram a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira, 10, para criticar a imprensa sobre a cobertura das eleições deste ano. Wanderlei também fez críticas ao deputado Marcelo Lelis (PV), que concorreu a prefeitura de Palmas nas últimas eleições.

 

“Eu quero lembrar as palavras proferidas, ontem, pelo deputado Aragão, eu acho que nós não podemos ficar calados diante do que tem aconteceu nos últimos 15 dias em nossa Capital. Eu não posso entender como é que um instituto de pesquisa que publica um resultado e no dia seguinte publicou outra matéria concertando o erro, isso é criminoso”, criticou.

 

O deputado prosseguiu o discurso criticando as pesquisas. “Isso incomoda. Quantos votos o Carlos Amastha perdeu de sábado para domingo? Depois que essa pesquisa foi divulgada. Isso é criminoso e nós não podemos ficar calados, nem deixar que os poderosos mudem o sentimento das pessoas. E eu que esperava que o deputado Marcelo Lelis fosse um candidato ficha limpa, porque ele sempre pregou isso, vi o contrário porque o que vimos foi gente comprando votos em toda a cidade.  As pesquisas nos causou tristeza, ver um instituto como o Serpes tentar mudar o sentimento do povo, então eu não posso dizer que o Serpes foi criminoso e seria muito bom, se isso fosse investigado pela justiça eleitoral”, afirmou.

 

Josi também critica

Josi que também  fez uso da tribuna para avaliar o período eleitoral, também fez criticas ao comportamento de veículos e a divulgação de pesquisas. “Em Gurupi fui atacada pelo meu posicionamento político. Este foi distorcido por alguns veículos de comunicação. Tudo para tentar desestabilizar a candidatura do próximo prefeito eleito de Gurupi Laurez Moreira, apoiado por nós”, disse.

“E as pesquisas eleitorais? As famosas pesquisas no Tocantins e no Brasil, com as “ajeitadinhas” dentro ou fora da margem de erro, sobretudo aquelas que aparecem nos últimos dias das eleições para tentar confundir o eleitor com o “vira, virou”, e que depois os responsáveis bradam: Vou verificar o que aconteceu de errado”,destacou.

Eli continua

Com um tom mais tímido, o deputado Eli Borges, também fez criticas. “É um assunto que precisa ser apurado, pois isso influencia a opinião pública. Eu por exemplo, na última eleição para deputado, cada pesquisa que saia eu estava em uma situação diferente. Isso pode mudar a opinião pública e prejudicar o processo eleitoral”, finalizou.


Os deputados José Bonifácio (PR), Osires Damaso (DEM) e Zé Roberto (PT) também criticaram os institutos de pesquisas.

Comentários (0)