Dertins questiona interesse em suspensão de CPI e deputados debatem na AL

Deputado que preside CPI da Saneatins disse que “causa estranhesa que nenhuma outra comissão tenha sido questionada, sendo que também possuem 5 membros”. Eduardo diz que decisão será da justiça.

Deputado Eduardo do Dertins
Descrição: Deputado Eduardo do Dertins Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Em sessão ordinária na tarde desta terça-feira, 29, deputados discutiram a decisão da justiça em suspender a CPI da Saneatins, em ação do deputado Eduardo Siqueira Campos. “A CPI foi instalada respeitando todos os preceitos legais”, disse Eduardo do Dertins, reiterando que o requerimento apresentado previa cinco membros na CPI.

 

Eduardo do Dertins disse que “toda tramitação proposta por este deputado [referindo a si]  foi estritamente em cima do requerimento. O requerimento prevê 5 membros, assim como outras comissões. Me causa estranhesa que nenhuma outra comissão foi questionada”.

 

O presidente da Casa, Osires Damaso deve decidir a questão de ordem do deputado Eduardo Siqueira. Outros deputados questionaram a liminar concedida ao deputado. Vilmar de Oliveira disse que “o deputado Eduardo teve oportunidade de se apresentar, não se apresentou e agora vem querer suspender a CPI?”.

 

O debate em clima acalorado continuou no decorrer da sessão, e o deputado Vilmar afirmou que “a Casa tem que questionar interferência da justiça”.

 

Já a deputada Amália Santana, em sua fala disse que “vê com preocupação a suspensão de investimentos da Odebrecth no Tocantins. Num momento de crise, isso é preocupante para a economia do Estado”. Em entrevista ao T1, ela disse que não sabe os motivos da interrupção nos investimentos e demissões, mas que citou o fato no meio da discussão sobre a CPI, porque queria “levantar uma discussão”.

 

Osires Damaso afirmou que pretende fazer um consenso com os membros, “em cima do regimento, para decidir o que será feito em relação suspensão da CPI”.

 

Outros deputados, defendendo a continução dos trabalhos da CPI, questionaram por que o deputado Eduardo Siqueira não entrou com requerimento para participar da CPI em tempo hábil. “Você não entrou com requerimento no tempo certo, e não protocolou também. É assim que eu vou chamar você, de você. É o tratamento que eu vou te dar”, se exaltou Vilmar de Oliveira ao se referir a Eduardo Siqueira. “O senhor fez o questionamento quando não cabia mais”, disse Eli Borges também a Eduardo Siqueira.

 

(Atualizada com correção às 08h48 do dia 30/04)

Comentários (0)