Dimas comenta projeto Inova de Gurupi e defende programa de aviação regional

Para o pré-candidato, o Estado precisa de incentivo à inovação e apoio às startups para ter desenvolvimento tecnológico

Crédito: Divulgação

Pré-candidato a governador pelo PL, Ronaldo Dimas reforçou, em agenda em Gurupi nesta quinta-feira e sexta-feira, 2 e 3, os compromissos assumidos com a cidade, destacando o projeto Inova como modelo positivo de desenvolvimento de startups gerando renda e emprego a ser replicado no Estado e defendeu um programa amplo de aviação regional que integre todo o Tocantins.

 

Criado em 2015, o Inova cresce a cada ano e funciona como incubadora de startups (empresas emergentes que apostam na inovação e aprimoramento no modelo de negócios). O Inova é desenvolvido pela Prefeitura de Gurupi em parceria com as universidades Unirg, UFT e Unitins e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Durante a agenda, ele conferiu detalhes do projeto, que vem dando resultados na região. Várias startups se desenvolveram da iniciativa, algumas delas com destaque em todo o Estado, como a Nova Planta (produção de mudas) e a Ikigai (produção de peixes).

 

Dimas visitou a cidade nesta quinta-feira e sexta-feira, participou da abertura da exposição agropecuária, manteve contatos políticos, concedeu entrevista e defendeu uma política de desenvolvimento tecnológico para o Tocantins.

 

Para Dimas, o desenvolvimento de startups precisa vir ao encontro de uma política de desenvolvimento de tecnologia para o Tocantins, que use a Agência de Fomento e as instituições estaduais em prol do desenvolvimento de empresas. “Estamos atrasados na tecnologia e isso deixa o Estado para trás. Hoje tem empresas que se desenvolvem muito bem em parceria com as universidades, mas não há nenhum incentivo do Estado o que limita a ampliação desse número de beneficiados. Vamos mudar isso. Aqui em Gurupi vimos ótimos exemplos”, ressaltou Dimas.

 

A aposta nesse segmento de tecnologia é uma das formas de gerar emprego e renda no Estado. Hoje, as startups são as empresas que mais crescem no Brasil e no mundo. Inclusive, o Tocantins teve recentemente uma startup adquirida por valores milionários por uma das maiores empresas varejistas do país.

 

Programa de aviação regional

 

Ainda como forma de impulsionar o desenvolvimento, Dimas destacou que quer implementar um programa de aviação regional com aeronaves de pequeno porte. O pré-candidato explicou que esses voos não são caros e basta um incentivo estadual para que as empresas operem no Estado.

 

“Hoje temos empresários de Gurupi que querem investir no Bico do Papagaio e vice-versa mas não o fazem pela distância. Ninguém quer perder tempo e não viajar por segurança em várias horas para fazer investimentos. Os aeroportos já existem, e linhas de conexão podem ser instaladas, o que facilitará muito”, pontuou Dimas. Atualmente, apenas Palmas e Araguaína recebem voos comerciais.

 

Dimas também reforçou compromissos já assumidos com Gurupi, como a destinação de pelos menos R$ 20 milhões livres por ano para investimentos, além da transformação do novo hospital regional que ainda precisa ser inaugurado em hospital universitário administrado pela Unirg.

 

Política e representação regional

 

Dimas também voltou a defender a necessidade de Gurupi eleger para a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados representantes da cidade. Ele destacou os pré-candidatos a deputado estadual Gleydson Nato (PL), vice-prefeito da cidade, e a Kita Maciel (Podemos), professor, defensor público e pré-candidato a deputado federal.

 

Questionado, ele também falou em entrevista que as conversas políticas estão indo muito bem e que, em Gurupi, seu grupo caminha para uma aliança com a prefeita Josi Nunes (União Brasil).

Comentários (0)