Donos de bares levam à Câmara manifestação para reabertura; vereadores se rebatem

Folha disse que foi mal compreendido e Rubens afirmou que o colega parlamentar deveria se desculpar por fala

Crédito: Reprodução

Proprietários de bares e restaurantes da Capital estenderam o protesto que começou ontem, 10, para as dependências da Câmara Municipal de Palmas na manhã desta terça-feira, 11. As mesmas faixas colocadas na porta do estacionamento, com os dizeres “não vendemos drogas! Respeite nosso trabalho! Precisamos reabrir” fizeram parte do cenário que ocupa o plenário da Casa de Leis.
 

Na tribuna, o vereador Rubens Uchôa (Cidadania), que é autor de um requerimento de urgência que solicita a flexibilização das atividades ligadas ao setor de bares e restaurantes, no período da noite, pediu para o vereador Folha Filho (Patriota) que ele tivesse humildade e se desculpasse por uma fala realizada na semana passada durante sessão.

 

O vereador Folha Filho afirmou que é alvo de fake news e que não disse que os bares vendem drogas. Para ele, sua fala foi distorcida e compartilhada com intuito político. Folha também reclamou da nota de repúdio produzida pela  Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Tocantins (Abrasel-TO) e assinada pela presidente da entidade, Ana Paula Setti Nogueira.

 

“Foi muito infeliz a presidente em não analisar o conteúdo para produzir uma nota de repúdio”, disse. O vereador também acusou Ana Paula de provocar aglomeração na Câmara. “A senhora disse que viriam quatro membros, mas a Casa está cheia, provocando aglomeração, quando institutos de saúde dizem para não aglomerar”, declarou. 

 

Folha, por fim, considerou que não vai mudar de pensamento, já que não é a favor da morte. “Analisem minha fala e façam uma reflexão... Alguns de vocês perderam alguém para a doença, inclusive a própria presidente da Abrasel”, expressou. 
 

Rubens Uchôa retrucou ao assegurar que não se trata de ser a favor da morte, mas sim ser a favor dos trabalhadores do setor.
 

Entenda o caso

 

Folha disse, em sessão realizada no dia 4 de maio, que não compactuava com um requerimento de urgência que é a "favor da morte" e que era errado “fazer a comparação de quem vai ao supermercado comprar feijão, farinha, carne, com quem vai no boteco tomar cerveja e usar droga”. O vereador continuou dizendo que não ia contribuir com a aprovação do mesmo. “Eu sou contra”, disse. O requerimento de urgência é do vereador Rubens Uchôa (Cidadania). Conforme o pedido, que já foi enviado à Prefeitura de Palmas, os estabelecimentos podem ficar abertos das 18h à meia-noite.

 

Hoje, os restaurantes podem funcionar todos os dias das 11h às 15h, com 50% da capacidade. O horário noturno ainda não está liberado. Já os bares permanecem fechados, podem trabalhar das 8h às 0h apenas com delivery ou retirada no local.

 

Nota da Abrasel-TO

 

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Tocantins (Abrasel-TO) vem a público repudiar as afirmações feitas durante sessão na Câmara dos Vereadores nesta terça-feira, 04, pelo vereador José de Lago Folha Filho (Patriota).

 

Diferente do que, equivocadamente disse o parlamentar, o segmento de bares e restaurantes, que compõem o setor da alimentação fora do lar, não são pontos para consumo de drogas.

 

Nossos estabelecimentos empregam famílias. Mulheres e homens que sustentam suas casas, seus filhos, seus futuros. Fomos um dos setores mais prejudicados com a pandemia da COVID-19 e desde o início, quando defendemos o funcionamento dos nossos negócios, orientamos que os mesmos o façam com responsabilidade, respeitando as instruções e protocolos de segurança preconizadas pela Organização Mundial de Saúde.

 

É um absurdo que um parlamentar use seu espaço e influência pública para espalhar mentiras e tripudiar em cima de pessoas que estão trabalhando, tentando manter seus negócios abertos e ajudando a movimentar a, já tão fragilizada, economia brasileira.

 

Exigimos respeito por parte do vereador. Somos humanos! Também já perdemos familiares, amigos e entes queridos para esta terrível doença. O que pedimos é para continuar trabalhando, com todo o cuidado e atenção que a situação e o momento pedem.

 

Comentários (0)